Diplomada mais uma turma do curso de Medicina da UNIFENAS-BH
Everton Marques
Autoridades e acadêmicos presentes à solenidade
A solenidade de colação de grau dos formandos de 2017/1, Turma XVIII do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, foi realizada no Minas Centro, no dia 14 de julho. Presidida pela reitora Maria do Rosário Araújo Velano, a cerimônia contou com discursos reflexivos quanto à atuação profissional.
Em sua fala, o prof. Marcelo Esteves Chaves Campos, paraninfo dos formandos, destacou que, sem fazer apologia à pobreza, nossas escolhas não devem se pautar pelo dinheiro. “Os maiores nomes da história, em diferentes áreas, não fizeram seus feitos pelo dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina pensando em quanto iria ganhar. Controlem sua ambição, sua vaidade, seu ego e digam um não categórico a toda forma de exploração, de racismo, de homofobia, de machismo e a todos os demais tipos de preconceitos e discriminação.”
Antes de o professor discursar, a formanda Paula Cordoval Caetano, oradora da turma, havia lembrado um de seus mestres que dizia que nem sempre poderão curar, mas sempre terão a opção de confortar. “Já em 400 A.C, o pai da medicina, Hipócrates, diria que devemos: ‘Curar quando possível; aliviar quando necessário; consolar sempre’. A cura, ou melhora, será advinda de nossos conhecimentos técnicos, mas, como disse o sábio médico português Abel Salazar: ‘o médico que só sabe Medicina, nem mesmo Medicina sabe’”, disse.
Além da reitora e do paraninfo, a mesa-diretora da colação foi composta pelas seguintes autoridades: prof. Marcio Antonio Ferreira, supervisor de câmpus; profa. Sivana Santos Assreuy Diniz, coordenadora do curso; profa. Flávia Pereira de Freitas Junqueira, coordenadora adjunta do curso; prof. Galileu Bonifacio da Costa Filho, diretor clínico do Ceasc (Centro de Ensino e Atenção à Saúde da Comunidade); Dr. Carlos André Mariani Bitencourt, procurador geral da Justiça; e a profa. Paula Piedade Garcia, patronesse dos formandos.
Os formandos homenagearam a profa. Cibele Fontes Alves, o prof. Eduardo Tomaz Froes, o prof. Fabiano Gonçalves Guimarães, a profa. Vera Lúcia Ângelo Andrade e a colaboradora Taciana Cristina Pereira.