E.E.Prof. Viana recebe projeto de orientação sexual e prevenção a drogas
Everton Marques
Como disse a coordenação da Enfermagem da UNIFENAS, o projeto, a médio e longo prazo, formará cidadãos mais orientados
A Escola Estadual Professor Viana abriu as portas para o projeto de “Orientação sexual e prevenção de uso de álcool e drogas”. Desenvolvido por universitários do 7º período do curso de Enfermagem da UNIFENAS, o projeto atendeu a cerca de 70 jovens, com média de 13 anos de idade.
Os alunos participaram de dinâmicas elaboradas a partir de metodologias ativas. Ao todo foram cinco encontros com universitários supervisionados pela professora Cláudia Umbelina Baptista Andrade. De acordo com a professora, os acadêmicos de Enfermagem “são potenciais educadores e é papel da Universidade desenvolver esta característica”.
A futura enfermeira Gabrielly Batista Freire destacou que os alunos do ensino fundamental se mostraram interessados em todas as atividades, principalmente na que envolveu a gravidez na adolescência. Para mostrar a responsabilidade exigida por um filho, foi proposto que, durante uma semana, ficassem responsáveis por um “bebê ovo” e o carregassem o tempo todo. “Teve uma aluna que manifestou o desejo ter um filho a qualquer custo, e nós mostramos a ela as dificuldades que poderá enfrentar. Trabalhamos bastante esta questão”, disse a universitária.
Ao encerrar o projeto, houve a premiação da redação sobre a prevenção do uso de álcool e droga, proposta aos estudantes e que contou com o apoio da Policiar Militar, responsável pelo Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). Sargento Jaime entregou premiação à aluna Aline Borges Fidelis da Silva, que em sua redação retratou o fato de que as drogas destroem a sociedade e que ela nunca teve interesse por elas. “Eu não quero que ninguém use, mas às pessoas quem usarem digo que eu não desejo estar perto”, afirmou Aline, que ganhou uma bolsa de curso profissionalizante oferecida pelo Prepara Cursos.
“O melhor caminho é essa parceria entre o pessoal da área de saúde, a Polícia Militar, o município, as famílias e as escolas. São pessoas adequadas e preocupadas em levar uma boa educação”, ressaltou Sargento Jaime ao comentar a relevância do projeto desenvolvido pela Enfermagem a UNIFENAS. Maria de Lourdes Alves Silva, diretora da escola, também afirmou que o projeto “obteve sucesso, pois os alunos interagiram e aprovaram. A escola agradece a presença e fica à disposição da instituição [UNIFENAS], para mais projetos a desenvolver tanto no ambiente escolar, quanto fora dela”.
O professor Hélder Luiz Ribeiro da Silva, coordenador do curso de Enfermagem, acrescentou que a mensagem deixada pelos acadêmicos é a de que é mais interessante prevenir, do que remediar uma situação. “O projeto visa à prevenção voltada para adolescentes que futuramente serão adultos mais conscientes.”