Notícias UNIFENAS

Notícias

27 de junho de 2017

Minas Digital é apresentado na UNIFENAS


Everton Marques
Ampliar foto
Palestra foi proferida na Sala de Eventos Professor Edson Antônio Velano

O Programa Minas Digital, que tem a missão de capacitar novos empreendedores, desenvolver projetos tecnológicos de ponta e ampliar a competitividade global das startups mineiras, foi apresentado a universitários da UNIFENAS e estudantes do ensino Médio da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira, na manhã da quinta-feira, dia 22 de junho. Miguel Corrêa, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, esteve na Universidade para mostrar que é possível gerar desenvolvimento econômico e social a partir da inovação, economia digital e economia criativa.

Antes de passar a palavra ao secretário, a Professora Maria do Rosário Araújo Velano, reitora da UNIFENAS, agradeceu a presença do secretário e disse que a Universidade está alinhada com formação empreendedora. “Como instituição universitária, incentivamos a inovação tecnológica porque temos consciência do quanto ela é fundamental para gerar oportunidades, fortalecer a economia e impulsionar o empreendedorismo”.

O secretário apresentou as iniciativas que surgiram com Minas Digital, a exemplo do Meu Primeiro Negócio, focado na educação empreendedora de estudantes do ensino médio; o UAITEC, Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais, que oferece qualificação profissional de forma gratuita e com polos de educação à distância; o Startup Universitário, focado em mentorias e capacitação empreendedora de universitários, e o Seed, considerado o único programa governamental de aceleração de startups do país.

O secretário afirmou que Minas possui três riquezas que são a mineração, a agricultura e o conhecimento. Este último a ser transformado em negócios, em empresas e empreendimentos, como foi enfatizado por Miguel Corrêa durante a coletiva de imprensa. “Este é o foco do Governo de Minas hoje, que significa que, resumindo simplificadamente: se você tem uma boa ideia, o Governo de Minas quer envelopar isso numa empresa, financiando, construindo e dando todas as estruturas e condições para que a sua ideia se transforme em uma empresa e essa empresa seja vitoriosa, sucesso, geradora de emprego, geradora de impostos, geradora de oportunidades e geradora de riqueza para os seus empreendedores.”



Estímulo ao empreendedorismo



O fato de a UNIFENAS ter um Programa de Educação Empreendedora, desenvolvido também em parceria com Escola Estadual Dr. Emílio Silveira, o secretário foi questionado sobre a importância de instituições privadas incentivarem estão ação, que, segundo afirmou, já é uma excelência nas instituições públicas. “As privadas nós não podemos dizer que todas são uma excelência nessa ação, mas a UNIFENAS sem dúvida nenhuma é uma excelente universidade que atua nesse campo. Por isso a nossa presença aqui hoje. Então, onde tiver universidades privadas com excelência, nós estaremos também para ampliação dessas ações”.

Alisson Pereira de Oliveira, professor do curso de Administração e coordenador da Liga Empreendedora Universitária, que integra o programa de Educação Empreendedora da UNIFENAS, destacou a contribuição da Liga com a Escola Estadual, que vai ao encontro do programa Meu Primeiro Negócio. “O papel da Liga, junto aos alunos de ensino médio, é promover para eles uma visão de que é possível empreender, é possível ter o empreendedorismo como opção de carreira.”

Selecionado pelo Governo de Minas para atuar como agente de inovação e difusão do Programa Minas Digital, Yago Ananias, aluno do curso de Administração da UNIFENAS, acredita que o programa pode contribuir para reter em Alfenas empreendedores que deixariam a cidade. “A gente tem uma fuga muito grande das pessoas que veem para cá, estudam aqui, vão embora, esse capital nômade que tem aqui. Então a gente vem para quebrar isso, para que as pessoas queiram empreender na cidade, queiram realmente fazer negócios aqui, estabelecerem, crescerem.”



Autoridades presentes



Entre as autoridades presentes à palestra do secretário estavam a vice-reitora da UNIFENAS, Dra. Viviane Araújo Velano Cassis; o presidente da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais), Evaldo Ferreira Vilela; o vereador Waldemilson Gustavo Bassoto, representante da Câmara Municipal; e o Prefeito de Alfenas, Luiz Antônio da Silva.

Na oportunidade, o Prefeito falou da parceria do município com o Minas Digital, que beneficiará universitários, assim como alunos do ensino médio. “Nós vamos ter todos os 2.400 alunos do ensino médio fazendo cursos técnicos e o Estado vai fomentar o conhecimento junto a esses alunos. Essa é a grande proposta, o governo municipal investirá um milhão de reais nesse projeto e o Estado entrará com toda infraestrutura, incluindo aí os professores.”