Vencedor do “Aprendiz 5” fala em Congresso de Administração
Rosângela Fressato
Palestrante Clodoaldo Araújo: “...saber aonde você quer chegar é fundamental”
Clodoaldo Araújo, vencedor do “Aprendiz 5 – O Sócio”, programa exibido pela Rede Record, em 2008, proferiu uma palestra sobre empreendimento e sucesso durante o 15º Congresso de Administração da UNIFENAS, evento realizado em parceria com o SEBRAE-MG, em maio, que teve como tema “Os desafios da gestão contemporânea”.
De acordo com o palestrante, o Brasil vive-se hoje um período que requer muita habilidade em empreendedorismo; o termo da vez é empreender e inovar. “Quando se fala em empreendedor, as pessoas acreditam se tratar daquele sujeito que tem uma loja, um comércio, uma indústria; mas não é só isso; sua faxineira pode ser uma empreendedora, pois, segundo David MacLennan, as características e comportamentos de um empreendedor são: ter metas bem claras, saber aonde quer chegar, ter determinação, ser bem informado, calcular riscos, fazer planejamento, ter iniciativa, fazer com qualidade, ser persistente, ser comprometido, ter um bom network, procurar desenvolver um ecossistema para que as coisas fluam de uma maneira natural”.
Clodoaldo ressalta que qualquer pessoa pode alcançar o sucesso se tiver as
seguintes habilidades: visão (aonde eu quero chegar), determinação (muito preparo, muita leitura), aquisição de recursos e capacidade de conquistar (liderar pessoas). “Nasci na zona rural de Machado, local muito pobre, mas sempre tive em mente, desde pequeno, que queria ser empresário, ajudar muitas pessoas, estar na televisão. Então, saber aonde você quer chegar é fundamental”.
Clodoaldo deixa seu contato para quem quiser saber mais dicas para chegar ao sucesso: contato@rotadainovacao.com.br.
Tecnologia e ética
“Tecnologia e ética no século 21” foi a palestra proferida por Uirá Pinheiros Soares. Em sua fala, ele destacou que hoje a tecnologia avança muito rápido, entretanto, o comportamento humano e a ética, que são muito voltados para os valores, muitas vezes não acompanham todo esse ritmo. “Atualmente vemos diversas ‘gafes’ de empresas de bases tecnológicas, como o Google, o Facebook, entre outras, que cometem erros. Também os cometem os próprios usuários de redes sociais ou que trabalham nessas empresas”.
Uirá relatou alguns casos em que houve e em que não houve a ética em empresas voltadas para a tecnologia, além de como usar a tecnologia de forma ética e ideal. Ele cita como exemplo de falta de ética quando, em 2015, diversas pessoas compartilharam, pelo whatsapp, imagens do corpo do cantor sertanejo Cristiano Araújo no IML. “Isso causou grande sofrimento para os familiares e amigos”
Além de Clodoaldo Araújo e Uirá Soares, o Congresso trouxe também em sua programação a palestra “Quem somos e como nos relacionamos: a chave para uma gestão humanizada”, com Rebeca dos Santos, além de diversos minicursos.
Senso crítico
Professora Juliana Mafra Salgado Andrade, coordenadora do curso de Administração, explica que o tema do evento foi escolhido pelo fato de que os principais desafios da gestão de hoje permeiam a questão da ética, da gestão de pessoas e do conhecimento. “Estamos vivendo um cenário político desanimador, mas com muito envolvimento de organizações. E não é possível ficar calados e não despertar nos alunos a consciência da ética, não despertar o senso crítico deles porque as organizações estão nas mãos dos gestores, e cabe a nós, gestores, cumprir também o nosso papel para com a sociedade”.
Professora Sandra de Sousa Alves destaca que o capital humano é o que mais fomenta a qualidade, a credibilidade das empresas e também a sua competitividade. “Então, quando pensamos desafios da gestão contemporânea, nós pensamos em pessoas, conhecimento e principalmente na ética, a qual hoje está tão questionada nesse cenário em que estamos vivendo no país”.
“Com esse tema, queremos levar a uma profunda reflexão dos alunos sobre a importância do papel deles de gestores nessa realidade em que estamos vivendo. Não adianta falar do outro se não olharmos para dentro de nós mesmos”, finaliza professora Juliana Mafra.
O evento ocorreu no câmpus da Universidade e contou com um público de aproximadamente 200 pessoas, entre estudantes, professores e empresários.