Celso de Ávila, professor do curso de Ciência da Computação da UNIFENAS
Professor do curso de Ciência da Computação, Celso de Ávila Ramos, apresentou o trabalho “Identificador de condutor de veículo utilizando Redes Neurais Artificiais e OBDII” no Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI), que ocorreu no período de 5 a 8 de junho, na Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento é promovido em nível nacional pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) em cooperação com a ACM (Association for Computing Machinery) e afiliado ao AIS (Association for Information Systems).
Celso explica que o artigo, feito sob orientação do Prof. Dr. Wilian Soares Lacerda (UFLA) e colaboração do Me. Heitor Scalco Neto (UFLA) descreve o desenvolvimento de uma Rede Neural Artificial para classificação de condutores de veículos, visando determinar a autenticidade de condutores. “Trata-se de uma tecnologia inovadora, capaz de informar em tempo real a proprietários de veículos, autoridades e seguradoras, a autenticidade do condutor, prevenindo, assim, situações de furtos e roubos de veículos”.
O professor observa que sua participação no Simpósio é de extrema importância para ele, uma vez que, por se tratar de um evento nacional, a visibilidade da produção científica dos autores e de suas respectivas instituições é ampliada e pode ser discutida e aprimorada juntamente a outros pesquisadores e universidades relevantes na área de Ciência da Computação. “Neste sentido, a UNIFENAS se fez presente com grande destaque”.