Notícias UNIFENAS

Notícias

23 de junho de 2017

Laboratório Multiusuário de Análise de Alimentos passa por reestruturação


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Os professores Adriano Bortolotti da Silva (coordenador do Doutorado em Agricultura Sustentável), Lucina de Paula Naves, Laura Helena Orfão (diretora-adjunta de pesquisa e pós-graduação) e Paulo Roberto Corrêa Landgraf (coordenador do curso de Agronomia)

O Laboratório Multiusuário de Análise de Alimentos da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, passou por uma reforma estrutural com a finalidade de melhorar cada vez mais a qualidade de pesquisas da Universidade.

Segundo uma das coordenadoras do local, professora Lucina de Paula Naves, o laboratório atenderá diretamente os alunos de análise bromatológica e também outros pesquisadores que necessitem de um suporte. “No primeiro momento, esse laboratório dará suporte para realização de análises químicas básicas que temos nos alimentos, como, por exemplo, determinar o teor de matéria seca, de proteína, de gordura, de minerais, entre outros. E entenda-se alimentos tanto aqueles voltados para nutrição animal (rações, alimentos alternativos), como também alimentos para área humana. Então, podem ser beneficiados cursos de Nutrição, Biomedicina, qualquer pesquisa nesse sentido”.

Professora Luciana ressalta que o laboratório dará suporte ainda para a Agronomia, que sempre pesquisa novas maneiras de produzir alimentos com melhor qualidade. “Então, a melhor qualidade implica uma melhor composição química”.

A pesquisadora relata que o próximo passo é aquisição dos equipamentos, parte deles adquirida pela própria UNIFENAS e outra parte adquirida por pesquisadores vinculados ao laboratório, por meio de projetos de pesquisas. Atualmente o laboratório está com equipamentos básicos, como estufas, balanças de precisão, determinador de proteína, extrator de gordura, determinador de fibra, “e vamos adquirir também uma bomba calorimétrica para fazer análise de energia. Convidamos todos os pesquisadores e alunos para virem conhecer o laboratório”.

Estrutura

O Laboratório Multiusuário é constituído de duas salas de professores; uma sala com três bancadas centrais; uma sala específica para pesagem de reagentes; uma sala de almoxarifado; uma sala para análise de proteína, matéria seca, extratetério e fibra; uma sala destinada a moagem; uma sala para o armazenamento das amostras e uma sala ocupada pelo Núcleo de Estudo em Aquicultura (NEAQUI). “Em seguida, com a aquisição dos equipamentos, pretendemos que o laboratório seja voltado para enzimologia, um trabalho mais específico também na área de aquicultura”, diz professora Luciana, agradecendo toda a diretoria e a mantenedora da instituição pelo apoio.