Notícias UNIFENAS

Notícias

16 de junho de 2017

Palestras colaboram para formação empreendedora


Everton Marques
Ampliar foto
Sala de Eventos Professor Edson Antônio Velano repleta de alunos que participaram do 1º Simpósio de Formação Empreendedora

Professores do curso de Administração da UNIFENAS, integrantes da LEU (Liga Empreendedora Universitária) e o diretor de extensão e assuntos comunitários da Universidade foram responsáveis pelas palestras do 1º Simpósio de Formação Empreendedora. Cerca de 200 alunos da Escola Estadual Dr. Emílio Silveira receberam orientações que disseminam a cultura empreendedora entre os estudantes do ensino médio.

As palestras demonstraram que, diante do mercado de trabalho competitivo, é desejável que os adolescentes percebam que há oportunidades para quem empreende. A motivação e a constante busca pelo conhecimento são alguns dos requesitos necessários para se enveredar como empreendedor, aquele que cria o seu próprio negócio, ou como intraepreendedor, aquele que atua, por exemplo, na busca de soluções dentro da empresa na qual é colaborador. Ao abrir o Simpósio, o Professor Rogério Prado, diretor de extensão, ressaltou também a importância e se espelhar em alguém. “As pessoas precisam ter referências positivas. A sociedade tem bons exemplos, pessoas bem sucedidas, seja no mundo empresarial, sejam nas questões sociais.”

No evento, a Professora Juliana Dias Russano Salgado e o Professor Alisson Pereira de Oliveira (coordenador da LEU) abordaram aspectos do uso do Canvas relacionados ao estabelecimento e planejamento de metas, cálculos de risco, exigência de qualidade, eficiência na gestão de tempo, persistência e comprometimento, entre outras características exigidas no empreendedorismo. Para Alisson, esta é uma oportunidade para mostrar aos jovens que a possibilidade de empreender pode estar no seu bairro, na sua rua ou até mesmo na escola. A Professora Juliana destacou ainda o perfil do empreendedor, que é “dinâmico, gosta de assumir riscos e de fazer network, ou seja, ter uma boa rede de relacionamentos”.

A Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários, o curso de Administração, a Liga Empreendedora Universitária e a E.E. Dr. Emílio Silveira foram responsáveis pela organização do Simpósio. De acordo com Suenia Milanes, professora e coordenadora do projeto “Empreendedorismo e mercado de trabalho” na Escola, posteriormente, os alunos do ensino médio farão outra atividade que resultará na criação de empresas. Para esta etapa, eles terão oficinas organizadas pela Universidade e apresentação dos trabalhos na Feira das Profissões, que ocorre no final do ano, na escola. “Para eles é um diferencial [o empreendedorismo]”, diz a professora.