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16 de junho de 2017

Pedagogia escreve Caderno de orientações para professores


Rosângela Fressato
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O trabalho foi feito pelos alunos do 7º período, sob a coordenação da professora Mônica Fernandes

Os acadêmicos do 7º período do curso de Pedagogia, sob a coordenação da professora Mônica Fernandes, escreveram um Caderno de Orientações para Práticas Pedagógicas Inclusivas, o COPPI, que tem por objetivo orientar os professores de qualquer escolaridade, independentemente da disciplina, sobre como exercer práticas inclusivas.

“Se o professor recebe um aluno que tem, por exemplo, autismo, que é surdo, que tem uma deficiência intelectual ou, ao contrário, uma superdotação, como ele vai trabalhar no seu dia a dia, como vai incluir esse aluno”, comenta professora Mônica. Por isso, o material vai orientar os professores com princípios que norteiam o seu trabalho para ele saber lidar com esse aluno.

O Caderno tem 10 volumes e será publicado posteriormente pela Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários, um volume por semestre. O primeiro caderno versa sobre Dislexia; o segundo, sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA); o terceiro, sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); o quarto, sobre Síndrome de Down; o quinto, sobre Surdez; o sexto, sobre Distúrbio do Processamento Auditivo Central (DPAC); o sétimo, sobre Baixa Visão ou Cegueira; o oitavo, sobre Deficiência Intelectual; o nono, sobre Transtornos de Ansiedade; e o décimo, a respeito de Superdotação ou Altas Habilidades. Cada volume explica o transtorno ou problema, quais as características, quais dificuldades e habilidades esse aluno possui etc.

A cerimônia de lançamento do Caderno ocorreu na noite 12 de junho, no hall da Biblioteca Central.