Notícias UNIFENAS

Notícias

12 de junho de 2017

Comemoração à Semana do Meio Ambiente


Everton Marques
Ampliar foto
Semana do Meio ambiente organizada pelo Codema contou com o envolvimento de diversas instituições

Na semana que antecedeu o 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a UNIFENAS desenvolveu e participou ativamente de ações de conscientização junto à população de Alfenas. Houve lançamento de cartilha relacionada à preservação da água, divulgação de pesquisas ligadas ao desenvolvimento sustentável, curso de extensão voltado para o meio ambiente, envolvimento com campanha de coleta de lixo eletrônico e apoio à 2ª Semana do Meio Ambiente de Alfenas, esta organizada pelo Codema (Conselho de Defesa e Preservação do Meio Ambiente).

As ações começaram com a 1ª Mostra + Ciência + Sustentabilidade + UNIFENAS, que reúne 20 trabalhos desenvolvidos pela Universidade na área ambiental e que foram apresentados virtualmente. Na mostra foi divulgada ainda a cartilha “Água: Interligando Saberes”. Trata-se de um material didático baseado em pesquisas relacionadas à água e que foi desenvolvido na Universidade. Com fotos, vídeos, textos e jogo que trata dos biomas brasileiros, o material será disponibilizado na Internet e em aplicativo para Androide. Seu conteúdo é destinado aos ensinos fundamental e médio de todo o Brasil.

A cartilha aborda temas como recuperação de nascentes, sistema de aquaponia (criação de peixes e hortaliças ao mesmo tempo) e o tratamento alternativo da água a partir de filtros biológicos (areia, brita, carvão). Ela será disponibilizada no portal da CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), órgão do Ministério da Educação.

O desenvolvimento da cartilha (formato em PDF e e-book), bem como o material para internet, envolveu pesquisadores, alunos da Universidade e uma equipe de egressos do curso de Ciência da Computação. A apresentação do projeto foi realizada pela professora Laura Helena Orfão, diretora-adjunta de pesquisa e pós-graduação, pela pedagoga Rosamaria Hattge (mestranda em Sistemas de Produção na Agropecuária) e pela professora Marly Moreira Dias, coordenadora do NED (Núcleo de Educação a Distância da UNIFENAS), que, juntamente com o Professor Celso de Ávila Ramos, coordena a equipe de egressos. A Profa. Laura Helena acredita que, em um primeiro ponto, este projeto plantou uma semente de uma equipe com o objetivo de produzir material didático para escolas. “O segundo ponto é disseminar o conhecimento que temos produzido aqui para outras instituições, ou seja, estamos cumprindo o dever social de um pesquisador. Estamos informando mais a sociedade e tentando melhorar as condições em que as pessoas vivem, a partir desse projeto”, disse a diretora-adjunta de pós-graduação, que também é professora e pesquisadora nos mestrados e doutorados da UNIFENAS.

O projeto foi financiado pelas seguintes instituições: CAPES, ANA (Agência Nacional de Águas), Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais), CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e UNIFENAS. Quem deseja conhecer um pouco mais a cartilha “Água: Interligando Saberes”, ela está disponível no site http://ned.unifenas.br/aguasaberes/.



Outras atividades na Universidade



Durante a semana em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, também ocorreu na UNIFENAS a 3ª edição do curso de extensão universitária “Educação Ambiental”. Professores da educação infantil, diretores de escolas, alunos do ensino médio e membros da comunidade participaram do curso oferecido gratuitamente.

Organizado pela Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários e a coordenação do programa ambiental da Universidade, o evento contou com a participação da Polícia Militar do Meio Ambiente e do Codema. Como destacou o Prof. Rogério Prado, diretor de extensão, a proposta do curso é capacitar pessoas para fomentar a educação ambiental na cidade. Nele foram tratados questões como a sustentabilidade, a legislação e demonstrado o que é realizado em prol da educação ambiental no município.

Ainda na UNIFENAS, estudantes do curso de Direito contribuíram com a 3ª Campanha “Descarte de Lixo Eletrônico” de Alfenas. Como afirma a professora Nivalda de Lima Silva, os alunos abraçaram a causa e houve uma competição entre os períodos para ver quem arrecadava o maior número de lixo eletrônico, com destaque para o 10º período.

A campanha, que ocorreu de 22 de maio a 2 de junho, contou com locais de coleta nas escolas da cidade, na Câmara Municipal de Alfenas, na UNIFENAS e na Unifal. Idealizada pelo vereador Waldemilson Gustavo Bassoto, a iniciativa permitiu que fosse retiradas da cidade cerca de 7 a 8 toneladas (dados extraoficiais). O material foi recolhido por uma ONG de Poços de Caldas - MG, que o encaminhou para uma empresa de São João da Boa Vista – SP, responsável pela reciclagem.

As duas universidades, o Codema e as empresas Piso Ambiental e Alfenas Ambiental participaram da realização da campanha, que a cada edição tem o número de descarte dobrado. “O que nós queríamos era isso: mostrar para as pessoas que é possível fazer o descarte de forma consciente”, afirmou o vereador.

Além de trabalhar a conscientização da preservação do meio ambiente nas escolas, ao receber o material arrecadado na campanha, a empresa doa cestas-básicas e os vicentinos as distribuem entre as famílias carentes de Alfenas. Com afirmou Waldemilson, “é uma campanha aparentemente simples, mas com um grande resultado”.



2ª Semana do Meio Ambiente



No dia 4 de junho, na Praça Dr. Emílio da Silveira, acadêmicos e professores dos cursos de Agronomia e Biomedicina da UNIFENAS participaram da Exposição Ambiental, que ocorreu dentro da 2ª Semana do Meio Ambiente, organizada pelo Codema. Com estandes montados na Feira Livre de Alfenas, a UNIFENAS, o IEF (Instituto Estadual de Florestas), a Emater, a Unifal, a Piso, a Copasa, assim como representantes da Polícia Militar do Meio Ambiente, da Secretaria Municipal de Agricultura e do Poder Legislativo municipal trabalharam a conscientização ambiental dos feirantes e da população. As exposições começaram logo após o Hino Nacional cantado pelo Tiro Guerra 04-004 e a fala das autoridades presentes.

Sob a coordenação da professora Ligiane Florentino, responsável pela disciplina de “Atividade Integradora 2”, os alunos do 2º período noturno do curso de Agronomia montaram dois estandes e o assunto tratado foi o cultivo agroecológico. Eles destacaram o perigo do uso de agrotóxicos, o uso do composto orgânico e a aplicação de inseticidas naturais produzidos a partir de pimenta vermelha, alho, fumo e que podem combater insetos. A demonstração de irrigação por gravidade, de forma sustentável, e principalmente o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) também fizeram parte a exposição dos acadêmicos. “A gente sabe que é muito complicado às vezes cultivar sem agrotóxico. Então, o nosso papel aqui é mostrar que, se usar o agrotóxico, necessariamente deve usar o EPI”, ressalta a professora.

A contribuição do curso de Biomedicina para o evento se deu por meio das Ligas de Toxicologia e de Análises Ambientais. Um grupo de acadêmicos falou da prevenção contra a Dengue, Zika Vírus, Febre Amarela e Chicungunha. Os estudantes também expuseram parasitas intestinais, que estão ligados à educação ambiental. O segundo grupo, a Liga de Toxicologia, destacou o uso adequado dos pesticidas nas lavouras. A Profa. Regiane Tercetti Rodrigues, coordenadora da Biomedicina, supervisionou os alunos durante a atividade.

O Prof. Rogério Prado destacou o comprometimento da UNIFENAS com o meio ambiente: “A Universidade hoje tem um programa das questões ambientais, temos um plano de logística sustentável e temos cursos de mestrado e doutorado focados na questão da sustentabilidade. Então, temos o nosso compromisso socioambiental sendo realizado e desenvolvido pela comunidade acadêmica”.

Julieta Moreira Rodrigues, presidente do CODEMA, agradeceu o envolvimento das instituições parceiras e o Programa Cidade Escola na realização da 2ª Semana do Meio Ambiente de Alfenas, e as empresas patrocinadoras (Alfenas Ambiental, Ipanema Coffees, Grão de Ouro e Alfetur Transportes). A Fazenda Ponte Alta também participou com a doação de mudas distribuídas à população. Houve atividades de recreação desenvolvidas pela Unifal, por meio de encenações sobre a Febre Amarela e atividade para a terceira idade. Desenhos e redações do Concurso do Codema, com o tema dos Biomas da região, Mata Atlântica e cerrado, foram fixados em painéis.

O evento também contou com um passeio ciclístico urbano, sob a escolta da Polícia Militar do Meio Ambiente e Guarda Municipal. A semana, na avaliação da presidente do Codema, teve um resultado positivo. Julieta acredita que, aos poucos, a tomada de consciência da população alfenense em relação ao meio ambiente tem-se modificado. “Eu observo que sim. É frisado isso principalmente no público escolar, que a gente acredita ser o maior formador de consciência. Ele consegue levar essas informações para casa e ajudar na conscientização”.