Sala de Eventos I da UNIFENAS, com alunos interessados pela vida militar
Militares do 14º Grupo de Artilharia de Campanha de Pouso Alegre, 4ª Região Militar, acompanhados pelo Subtenente Alexandre Lacerda, instrutor do TG 04-004 de Alfenas, estiveram na UNIFENAS para conversar com alunos dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia e Farmácia. A proposta foi despertar nos universitários o interesse pela “Carreira Militar”.
Coube ao 2º Sargento Roberto Aparecido da Silva abordar as etapas do processo seletivo para o ingresso no exército, bem como destacar o papel das forças armadas na soberania do país. Em seguida, o 2º tenente André Rios, formado em Medicina, falou aos acadêmicos da sua experiência como militar. Segundo relatou o 2º Tenente, ele atende militares, seus familiares, participa de missões e ainda consegue dar plantões, como civil, em hospitais de Pouso Alegre. “Formei-me em 2014, fui voluntário e pensei que ficaria apenas 1 ano. Hoje já estou há 3 anos. É uma experiência legal”, disse Rios.
De acordo com o capitão Daniel de Andrade Castro, para muitos dos universitários, este tipo de encontro é o primeiro contato com a área militar. Eles souberam, por exemplo, que poderão ingressar de forma temporária, como voluntários, ou até mesmo prestar concurso para seguirem carreira. O capitão afirma que ficou surpreso pelo número de alunos que manifestaram interesse em ingressar no exército. “Foi um número bem expressivo. Eu creio e faço votos de que perseverem nessa sua voluntariedade para que, quando terminarem a graduação, possam ingressar.”
Diego de Castro, aluno do 12º período de Medicina, por ter o exemplo do pai, que é aposentado como policial militar, interessou-se ainda mais. “Desde que entrei na Universidade, tenho o interesse de tentar ser voluntário para o exército e, agora, que estou prestes a me formar, vou atrás desse objetivo.”
A inscrição para os voluntários que pretendem ingressar na carreira militar, a partir de 2018, começa no dia 28 de julho de 2017 e deve ser realizada pelo site www.4rm.eb.mil.br.