Ben Jor, Dalva de Oliveira e “Carinhoso” são homenageados em mostra artística
Everton Marques
Professores e egressos da UNIFENAS envolvidos com a homenagem a Jorge Ben Jor
A cada semestre uma novidade, a cada semestre homenagens especiais. Estas são duas características da Mostra Artística e Cultural da UNIFENAS, que, em sua 12ª edição, presta tributo ao centenário de Dalva de Oliveira e da música “Carinhoso”, além de uma homenagem especial a Jorge Ben Jor. As apresentações ocorreram no dia 27 de março, na Sala de Eventos Professor Edson Antônio Velano, na Biblioteca Central da Universidade.
Pixinguinha compôs “Carinhoso” em 1917, quando era apenas instrumental. Posteriormente, ela ganhou letra de João de Barro e foi gravada por Orlando Silva. Vários outros artistas a interpretaram e a centenária música recebeu tributo na Mostra da UNIFENAS, assim como a cantora Dalva de Oliveira. Em maio de 2017, a cantora completaria 100 anos de idade, mas sua voz a mantém viva entre os seus apreciadores, como demonstraram os alunos e professores do Conservatório Municipal Valda Tiso Veiga de Alfenas.
Estas duas apresentações ficaram sob a responsabilidade de Júlio César da Paz (voz e teclado), Guilherme Henrique dos Santos (clarineta e sax), Marília de Fátima Rodrigues Alves (violoncelo), José Renato Medeiros Furtado (pianista), Bruno Francisco Ferreira (montagem e operação de som), contanto ainda com a participação da professora Jussara Mesquita, coordenadora do evento.
Ao agradecer o convite para participar da Mostra, Thiago de Moraes, maestro e diretor do conservatório, disse: “Nós temos muitos artistas em Alfenas. Nós somos mesmo, com muito orgulho, a ‘Atenas Sul Mineira’. E a UNIFENAS é um braço importante desta cidade. A UNIFENAS tem esse caráter de levar, além do conhecimento técnico, aos seus alunos, também a cultura, que faz parte do desenvolvimento de qualquer sociedade”.
Uma vez por semestre, as mostras artísticas e culturais da UNIFENAS atraem um grande número de pessoas, que se deixa contagiar e se envolver com as apresentações. Foi assim na última homenagem, da 12ª edição do evento, também dedicada ao guitarrista, cantor, compositor, carioca, nascido em 22 de março de 1945, Jorge Ben Jor. “Ele tem todo um estilo de tocar especial. Mesclou a coisa do soul music, do jazz, do samba brasileiro, do rock e formou, fez o ritmo dele. Virou um samba rock, que tem um suingue que é contagiante”, destacou o prof. Helder Luiz da Silva, coordenador do curso de Enfermagem.
O coordenador dividiu o microfone com os professores Wilson Roberto de Mesquita Oliveira, Celso de Ávila Ramos, Jussara Mesquita e os egressos Diego Silva (Psicologia), Petrus Leonardo Alves dos Santos (Odontologia) e Matheus Dias (Direito) na apresentação das canções de Jorge Ben Jor.
A mostra já reverenciou outros artistas. “Já homenageamos aqui Vinícius de Moraes, Cartola, Noel Rosa, Carlos Drummond de Andrade. Enfim, o importante é que a gente consiga destacar na nossa história esses artistas que realmente prestaram grande serviço à cultura brasileira”, afirmou Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS.
A coordenadora do evento deixou uma dica sobre o que está por vir: “Esse semestre a gente considerou o centenário da música ‘Carinhoso’ e o centenário da cantora Dalva de Oliveira e Jorge Ben Jor. Semestre que vem será centenário do Chacrinha, que tal hem! Três pontinhos”, disse Jussara, sorrindo.