Autor de “Direitos das Famílias” autografa nova edição
Everton Marques
Dra. Dimas Messias autografou sua obra na Sala de Eventos Professor Edson Antônio Velano
Publicado pela editora Saraiva, a 5ª edição do livro “Direitos das Famílias” foi lançado na UNIFENAS, câmpus de Alfenas, com a presença do autor, Dr. Dimas Messias de Carvalho. A obra jurídica trata de diferentes questões contemporâneas fundamentadas no Código Civil de 2002 e no Código de Processo Civil de 2015 e utiliza as mais recentes jurisprudências ligadas à temática.
Esta 5ª edição passa a fazer parte de um acervo de outras 18 obras jurídicas já publicadas pelo promotor de justiça aposentado e professor do curso de Direito da UNIFENAS, câmpus de Campo Belo. Ao falar sobre livro na palestra “Direito das Famílias na Visão do STF (Supremo Tribunal Federal)”, Dr. Dimas apresentou questões relacionadas à guarda compartilhada que passou a ser regra; o reconhecimento da filiação socioafetiva; a questão da multiparentalidade em que a pessoa pode ter mais de um pai ou mãe em seu registro; o reconhecimento da união de pessoas do mesmo sexo, entre outras. “Estas novas decisões do STF vão evidentemente modificar e nortear o direto de família daqui para frente. Por isso surgiu o ‘Direito das Famílias’, já que hoje são reconhecidos vários modelos de famílias que a lei não abrangia.”
Há cerca de 4 anos, um levantamento realizado pela Livraria Del Rey apresentou os livros do Dr. Dimas como os mais citados na área de família e sucessões no Tribunal de Justiça. Como faz questão de sempre afirmar, seu primeiro livro “Direito de Família” foi publicado por meio da UNIFENAS e prefaciado pelo fundador da Universidade, Professor Edson Antônio Velano. “Graças a esse livro publicado aqui na UNIFENAS, tivemos o prazer de acabar virando um doutrinador; já estamos com 19 livros e estou reescrevendo o vigésimo.”
Exemplo para os acadêmicos, o filho de um lavrador, que trabalhou como balconista de loja, fez curso técnico, foi topógrafo, e já pai de dois filhos, decidiu cursar direito, chegou à promotoria de justiça e hoje é um dos mais respeitados escritores jurídicos e convidado para palestras em todo o país. Ele revela o que conquistou de mais importante em sua vida: “Com toda a sinceridade, as boas amizades e nunca querer alcançar alguma coisa passando por cima dos outros. Como promotor de justiça, me policiava muito. Tinha até escrito na minha mesa, embaixo de um livro, ‘cuidado com arrogância’. Uma das melhores coisas de escrever livros, fazer palestras não é ser conhecido no Brasil, mas é você ter amigos no Brasil inteiro. O que levo da vida é isso: são as boas amizades”.