Notícias UNIFENAS

Notícias

13 de março de 2017

Biomedicina e Psicologia na luta contra Infecções Sexualmente Transmissíveis


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Acadêmicos abordaram o uso de preservativos para evitar as ISTs

Alunos do curso de Biomedicina e do NADS (Núcleo de Apoio à Diversidade Sexual) do curso de Psicologia da UNIFENAS, câmpus de Varginha, promoveram uma campanha de conscientização e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante o carnaval.

O projeto foi destinado aos alunos, funcionários e à comunidade acadêmica da Universidade, com orientação sobre o serviço de testes rápidos para o diagnóstico de AIDS, Sífilis e Hepatites B e C na Policlínica Central do Município de Varginha-MG. Os estudantes abordaram também o uso de preservativos na prevenção das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e houve ainda entrega de panfletos e distribuição destes aos alunos da UNIFENAS, funcionários e comunidade.

Para a coordenadora do curso de Biomedicina, professora Roberta Ribeiro de Carvalho, a interação entre os alunos de Biomedicina e os de Psicologia mostra que o tema das IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) pode e deve ser abordado em seus diferentes aspectos, como epidemiológicos, socioculturais e psicoafetivos.

A estudante Ramira Fonseca Miguel destaca que não há nada mais prazeroso do que participar e colaborar com a comunidade através de conhecimentos adquiridos “e falar sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmitidas como um alerta à sociedade."

A acadêmica Camila de Cássia Fonseca Costa comenta que é muito positiva a atitude da UNIFENAS em promover essa ação para a comunidade, pois alerta as pessoas e possibilita que o número de doenças diminua. “Foi uma atitude altruísta que contribuiu para a integridade e o desenvolvimento dos alunos. E eu, pessoalmente falando, me senti bem em poder contribuir com a ação; foi uma ótima experiência!”