“Sarau Mingau” para integração, i99 para formação profissional
Everton Marques
Projetos foram avaliados por professores do curso
O i99, leia-se inove as nove, coloca acadêmicos do curso de Ciência da Computação em contato com metodologia de ensino diferenciada. O evento se caracteriza pela elaboração de projetos ligados à área de tecnologia e que possam vir a contribuir para a solução de problemas cotidianos da sociedade.
Realizado no início deste primeiro semestre letivo, ele foi precedido pelo “Sarau Mingau”, em que estudantes de diferentes cursos da UNIFENAS interagem por meio da música.
O sarau, que já está na sua 10ª edição, ocorre ao longo do ano no bloco dos cursos de Ciência da Computação, Administração e Ciências Contábeis. No intervalo das aulas, alunos, convidados e professores revelam seus talentos artísticos aos colegas de Universidade. Em comum com o i99, que é especifico da computação, o “Sarau Mingau” carrega apenas o fato de que também promove a integração entre os universitários.
Além da característica já citada, o inove as nove instiga a criação de projetos que possam ser aplicados no dia a dia e incentiva o espírito de equipe entre alunos de todos os períodos. “É uma maneira de treinar o aluno para enfrentar situações novas e realmente responder a problemas”, disse a professora Marly Moreira Dias, que organiza o evento com os demais professores do curso.
A primeira edição do i99 ocorreu no ano passado, e os estudantes aplicaram melhorias tecnológicas sobre determinados objetos. Agora em 2017, foram sugeridos diversos temas a eles, que tiveram apenas um dia para criar suas soluções. Como afirmou o professor Alexandre Martins Dias, coordenador do curso, foram propostos problemas relacionados à economia de energia, ao meio ambiente, descarte de lixo, segurança pública entre outros.
A proposta de fazer com que os alunos se debruçassem sobre diferentes temas tem como base a metodologia PBLe (experiência de aprendizagem baseada em projetos), vivenciada por professores da UNIFENAS em Universidades dos Estados Unidos e que foram adaptadas à realidade instituição. “Eu, que já participei. É uma metodologia bem importante porque a gente expõe as nossas ideias em determinados assuntos e engrandece cada vez mais nosso conhecimento”, destaca o aluno do 5º período Jonathan Marques Barbosa, ao afirmarr que este é o segundo ano em que participa o i99.
O estudante Eliano de Almeida, do 1º período de Ciência da Computação, complementa: “Fico muito satisfeito de ter participado desse evento aqui. Espero que isso tenha gerado muitos frutos para o meu conhecimento”.