Os pesquisadores Dr. Karl e o Dr. Miller durante seminário na UNIFENAS
A UNIFENAS, câmpus de Alfenas, está implantando um projeto para estudar a retenção de placenta bovina de leite, juntamente com a USP e a Universidade de Zurique, Suíça.
Dr. Miller Pereira Palhão, professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Reprodução, Sanidade e Bem-Estar Animal da UNIFENAS, será o coordenador do projeto na Universidade e relata que a retenção de placenta em bovinos é uma doença que acomete os rebanhos leiteiros e que acarreta grandes prejuízos para os proprietários. “É uma síndrome que tem um percentual relevante; entre 5 e 10% das vacas podem ser acometidas por esta doença no pós-parto”.
O professor comenta que o trabalho consiste então em coletar fragmentos de placenta de vacas leiteiras da região, que passarão por vários tipos de análises: genéticas, imunológicas, histológicas “para tentarmos explicar esse fenômeno e tentar também descobrir uma maneira de solucionar este problema”.
Essas análises serão realizadas no Departamento de Anatomia da Universidade de Zurique, na Suíça, sob a coordenação do pesquisador, professor Dr. Karl Kilsh, especialista no estudo de placenta bovina. A USP também faz parte da parceria e irá colaborar também com algumas análises das amostras.
SeminárioComo parte do projeto, Dr. Karl Klisch, acompanhado pela esposa, esteve em Alfenas com a finalidade conhecer a região, os rebanhos locais e também orientar Professor Miller e sua equipe em relação às maneiras corretas de fazer as coletas e preservar o material.
Dr. Karl também esteve na UNIFENAS, onde participou de diversas reuniões com professores, autoridades acadêmicas e estudantes, e ainda promoveu um Seminário abordando os temas “Aspectos comparativos da placentação: foco em ruminantes” e “Diagnóstico de gravidez baseado em biomarcadores em bovinos.”
Professor Dr. Jairo Pereira Neves, coordenador do Programa de Pós-Graduação, relata que o projeto em parceria com a Universidade de Zurique e a USP faz parte do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), realizado juntamente com a USP e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). “Este programa prevê o intercâmbio de discentes e docentes no sentido de melhorar e melhor qualificar programas emergentes, como o nosso Programa de Pós-Graduação. E Dr. Karl está vindo para estreitar os laços com a UNIFENAS, uma vez que a Universidade está elaborando um convênio internacional, um trabalho conjunto de pesquisa que permitirá, no futuro, a vinda de outros profissionais da Suíça e a ida de docentes e alunos da UNIFENAS”.
Professor Karl, que também é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Morfologia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, comenta que ele é muito interessado na pecuária brasileira, na maneira como os animais são criados. “Espero que a gente consiga coletar todas as amostras e que tenhamos bons resultados para conseguirmos explicar bem esse fenômeno da retenção de placenta em bovinos”.