Universidade apoiou evento em comemoração ao dia municipal da pessoa com deficiência em BH
Neste segundo semestre de 2016, o câmpus da UNIFENAS, na capital mineira, apoiou o “Circuito Inclusivo: Conhecer para transformar”. No evento, organizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Adjunta de Direitos de Cidadania, diversos serviços de prevenção à saúde foram disponibilizados. A ONG Vírus do Bem também contribui com o Circuito, que ocorreu no Parque Lagoa do Nado, região norte da cidade, e fez parte da 22ª Semana da Pessoa com Deficiência.
Cerca de 30 alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Medicina participaram de atividades voltadas para a medição da glicose, tipagem sanguínea, índice de massa corporal (IMC) e pressão arterial. Segundo a professora Sybele Starling, coordenadora de extensão do câmpus, a ideia foi montar uma sequência de testes e, ao final, com base nos resultados, ofertar uma “consulta rápida” com orientações sobre os pontos que a pessoa precisa observar, como a prática da atividade física e a melhora na dieta e nutrição.
Houve ainda serviços de orientações sobre economia solidária, aula de ioga e massagem, e para as crianças, oficinas de pintura e desenho educativo para prevenção à dengue. O curso de Direito também esteve representado por acadêmicos que, supervisionados pelo professor Prof. Matheus Correia Diniz Ferreira, prestaram atendimentos jurídicos em áreas como: “Trabalhista”, “Direito do Consumidor” e “Família”. “A missão da extensão é esta, de levar a academia [Universidade] para a sociedade. Então, nada mais oportuno que esta data em que precisamos chamar a atenção das pessoas para a maior inclusão de quem possui alguma deficiência”, observou Sybele Starling.