Enfermagem na luta contra os cânceres de próstata e de mama
Everton Marques
Acadêmicos e professores da UNIFENAS contribuíram com o “Novembro Azul” e “Outubro Rosa”
Com um fluxo diário de aproximadamente 3 mil pessoas, a unidade do Mart Minas, em Alfenas, atraiu o interesse dos alunos e professores do curso de Enfermagem da UNIFENAS para desenvolverem, na entrada do supermercado, as campanhas do “Novembro Azul”, que combate o câncer de próstata, e o “Outubro Rosa”, que luta contra o câncer de mama. A conscientização da população sobre as doenças, com destaque para o fato de que a prevenção deve ser levada a sério, ocorreu no dia 12 de novembro.
A realização da atividade coube aos acadêmicos do 2º período de Enfermagem, responsáveis pela parte científica (material de orientação), e o 6º período, que ficou encarregado pela logística. Acompanhados pelos professores Hélder Luiz Ribeiro da Silva, coordenador do curso, e Andreia Majella da Silva Duarte Esteves, da disciplina de saúde da mulher, os acadêmicos mostraram às pessoas que o diagnóstico precoce, tanto do câncer de próstata como o de mama, é fundamental para se alcançar a cura.
No caso dos homens, a procura tardia pelo acompanhamento médico torna-se um problema, já que o câncer de próstata, na fase inicial, não apresenta sintomas. Quando os primeiros sinais aparecem, 95% dos tumores já estão em fase avançada. Com relação às mulheres, uma das orientações foi no sentido de incentivá-las a realizar o autoexame da mama. Esta atitude, ao menos uma vez por mês e uma semana após a menstruação, pode levar à descoberta de até 80% dos tumores. “Tanto o nódulo maligno na mama, quanto na próstata, se descobertos em uma fase inicial, a chance de cura supera os 90%”, diz a professora Andreia.
Como destacou a professora, as campanhas “Novembro Azul” e “Outubro Rosa” trabalham a conscientização para que as pessoas não tenham vergonha ou preconceito em relação a buscar uma avaliação médica.
Parceria instituição de ensino e empresa
Por considerar Alfenas uma cidade pólo na região, a abertura do espaço para que UNIFENAS e seus alunos desenvolvessem a campanha no Mart Minas (unidade de Alfenas) foi bem aceita pelo gerente local, Orlando Félix dos Santos. Ele destacou que a ação é algo excelente: “Nós nos preocupamos com o social, e estas orientações contribuem com a comunidade”.
De acordo com o professor Hélder, o contato com a empresa para realização das campanhas “Novembro Azul” e “Outubro Rosa” rendeu frutos. Graças à parceria, já foi desenvolvido pela Liga de Saúde do Trabalhador da Universidade atividades (orientação de primeiros-socorros e ginástica postural) voltadas para cerca de 300 colaboradores do Mart Minas. “Agora pretendemos fazer um trabalho de vacinação com os funcionários da unidade”, disse.