A interdependência, leia-se auxílio mútuo em favor de uma causa maior, foi que uniu empresas, APAEs, Secretaria Municipal de Educação e ONGs à iniciativa da UNIFENAS na realização do SINAIS (Sinalização de Apoio a Inclusão Social). Em sua 4ª edição, este ano o evento ocorreu na APAE de Alfenas e, por meio de apresentações culturais e estandes montados dentro e fora da quadra da instituição, a mensagem transmitida foi de solidariedade e respeito aos portadores de necessidades especiais.
“As pessoas sempre nos perguntam: o que vai acontecer aqui [no Sinais]? E a gente sempre diz: o nosso abraço, o nosso carinho, a nossa partilha”, argumenta a Professora Maria Cristina da Silva, uma das responsáveis pela organização. Ela continua: “é um projeto que quem participa de alguma forma tem uma ação voluntária. É isto que a gente valoriza: ter um olhar para o que é humano, pois, sem isso, não vamos construir uma sociedade que seja digna, igualitária, na qual todos possam ver o outro com a possibilidade de crescimento”.
O Tiro de Guerra 04-004, que entoou o Hino Nacional, e a Banda Esperança, formada por alunos da APAE de Alfenas, abriram uma série de apresentações que emocionaram o público. Alunas do curso de Pedagogia encenaram histórias como a “Menina do Laço de Fita”, “O Patinho Diferente”; cantaram as músicas “Um Anjo do Céu” e “Zaqueu”; e demonstraram como as crianças aprendem os primeiros sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Da cidade de Paraguaçu, o grupo Du Gueto fez uma apresentação de dança, assim como duas meninas, uma surda e outra ouvinte, da Escola Estadual Rubens Garcia, da cidade de Machado. Alunos da Odontologia e Nutrição, por meio de encenação teatral, retrataram a vida de uma jovem que vai da fé ao envolvimento com drogas. Luana de Bastos, aluna de Pedagogia, encerrou as apresentações cantando diferentes estilos musicais.
Nos estandes, alunos de diversos cursos da UNIFENAS e Ligas da Universidade prestaram serviços e transmitiram orientações sobre diferentes assuntos (saúde, direito, segurança etc.). Houve, exposição de artesanato por instituições que apoiaram o evento e a vacinação de Febre Amarela e Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) com alunos de Medicina. “Eu sou mãe [de portadora de necessidades especiais], sinto na pele as dificuldades que a gente encontra. E esse evento é importante para conscientizar a comunidade, mostrar que a pessoa com deficiência está aí e precisa de atenção, cada um nas suas especificidades”, destacou Nadir Luiza Alves, diretora da Apae de Alfenas, ao comentar sobre a importância do Sinais para a cidade.
A proposta de levar o evento para dentro da Apae, segundo a Professora Sandra Alves, que também faz parte da organização, foi justamente para estar mais próximo daqueles que se pretendem incluir. “Nós atingimos um público muito mais significativo. Ainda é um desafio organizar o Sinais, pois não basta as pessoas saberem de sua existência; nós queremos adesão de um número cada vez maior. Este ano APAEs de Areado, Monte Belo e Machado também participaram”, disse.
Envolvidos com o SINAIS
Em 2016, participaram do Sinais as Ligas de Primeiros-Socorros, da Dor e Anestesiologia, de Oftalmologia, de Endocrinologia e Metabologia, de Saúde da Família e Comunidade, de Medicina Intensiva, de Saúde e Segurança do Trabalhador, o grupo de Risologia (formado por alunos da Odonto), bem como integrantes do projeto DST/Aids. Também estiveram presentes, com estandes, os cursos de Administração, Pedagogia, Medicina, Odontologia, Ciências Contábeis, Enfermagem, Engenharia Civil, as Apaes já citadas e o Instituto Girassol.
A professora Sandra fez um agradecimento especial às empresas que colaboram com o Sinais, em especial ao Grupo Grão de Ouro, Supermercado Pinheiros e a Paramotos, que já participam deste outras edições. Ela estendeu o agradecimento às demais empresas que também abraçaram a causa: Vidrominas, Ford Maxima, Santa Inocência Confecções, Alfalagos - Distribuidora de Medicamentos, Nutri Slin - Nutrição e Estética,
Ibecel, Revista Qshow, Secreta Sex Shop, Cerealista Serra Negra, Casas Coelho - 25 anos, Jornal dos Lagos, Livraria Nobelfenas, Magnífico Formaturas e Eventos, Unifi, Supermercados Lacerda, Midia Inteligente Outdoors, Hotel Class, Trevos Boutique, Dommo Martelli, Ipanema, Posto Jaguar e Imesa/Serpran.