Notícias UNIFENAS

Notícias

23 de novembro de 2016

Evento da Agronomia mostra cultivo protegido


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Os alunos estudam durante todo o semestre e apresentam os resultados durante o Dia de Campo

O 2º Dia de Campo, organizado pelos acadêmicos do NEOL (Núcleo de Estudos em Olericultura) do curso de Agronomia da UNIFENAS, abordou o tema “Cultivo Protegido”.

A aluna Laís Martins explica que cultivo protegido é o que ocorre dentro de estufas e tudo é controlado, ou seja, evita-se o acesso de insetos disseminadores de doença. Segundo ela, o objetivo do Dia de Campo é mostrar os resultados dos cultivos (realizados durante todo o semestre) aos demais acadêmicos, professores, produtores e também agrônomos. Desta vez houve a visita de estudantes filhos de agricultores da cidade de Paraguaçu.

O coordenador do curso, professor Dr. Douglas José Martins, ressalta que, a cada ano que passa, o evento ganha maiores proporções. “Aqui, o aluno pode associar tudo o que ele aprendeu na sala de aula com a prática, difundindo as informações. Com isso, certamente, ele sairá muito mais preparado para o mercado de trabalho”.

Durante o evento, os alunos apresentaram os experimentos “Cultivo hidropônico de tomate”; “Fertirrigação em hortaliças de folhas e frutos”; “Cultivo no substrato de hortaliças e maracujá”; “Cultivo no telado de hortaliças”; “Cultivo hidropônico de copo-de-leite”; e “Enxertia em solanáceas”. Houve também a participação de empresas que demonstraram suas tecnologias para o setor “e com isso, contribuíram com o treinamento dos acadêmicos”, observa Dr. Douglas.

Antes das apresentações dos cultivos, os participantes prestigiaram a palestra “Inovações Tecnológicas no Cultivo Protegido”, proferida pela Dra. Sueyde Fernandes de Oliveira Braghin.