Mais de 80 pessoas foram avaliadas
O Núcleo de Apoio ao Projeto Plantando e Colhendo Saúde (NAPPCS-Conceição), formado por acadêmicos de diversos cursos da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, que residem na cidade de Conceição da Aparecida, juntamente com a Liga de Toxicologia e a coordenadora do Núcleo e da Liga, professora Dra. Alessandra Cristina Pupin Silvério, realizaram coleta de sangue em mais de 80 trabalhadores rurais do município.
O objetivo das coletas é verificar dados sobre a exposição ocupacional destas pessoas que fazem uso de agrotóxicos e também nortear medidas preventivas que visem ao menor impacto dos agrotóxicos na saúde dos trabalhadores.
Os acadêmicos explicam que, por meio deste exame, será possível verificar os níveis de colinesterases hepáticas, função renal, triglicérides, colesterol e glicemia de jejum, entre outros. Também foi realizado o exame de espirometria e manuvacuômetro, que avaliam a função pulmonar e ainda foram aplicados questionários de exposição ocupacional e de fadiga.
Após concluídos os exames, o Núcleo fará uma reunião com os pacientes para entrega dos resultados e orientações sobre os mesmos e também executar um planejamento de ações que envolvam a comunidade como um todo sobre a agricultura sustentável, que protege tantos os trabalhadores como o meio ambiente.
Segundo os alunos, há hipóteses de que os trabalhadores rurais expostos aos agrotóxicos compõem um grupo de risco de doenças crônicas as mais variadas possíveis, como diabetes, hipertensão e a mais preocupante: o câncer. “Por isso, a importância de um Núcleo de Apoio que leve informações e cuidados aos produtores rurais”, enfatizam.
O NAPPCS e a Liga de Toxicologia informam que as cidades interessadas em formar um Núcleo podem entrar em contato com a Extensão Universitária da UNIFENAS (extensao@unifenas.br ) ou pelo e-mail mauriciodss.2@hotmail.com