Júlio Bolognezi falou sobre “Novos farmacêuticos para novos caminhos”
Acadêmicos, professores do curso de Farmácia e também a Liga de Atenção Farmacêutica promoveram, em outubro, o 15º Congresso de Farmácia, que este ano trouxe como tema “Novos farmacêuticos para novos caminhos”.
A palestra de abertura do encontro tratou sobre “Novos hábitos para novos caminhos”, por Júlio Bolognezi. O palestrante resgatou a história da farmácia e abordou a importância de farmacêutico e médico trabalharem juntos no tratamento individualizado e único para cada paciente. Falou também a respeito do farmacêutico gestor. “Hoje os farmacêuticos se formam, mas não fazem gestão para abrir a própria farmácia. Está faltando mais gestão nas farmácias de manipulação”.
Em seguida, Júlio explanou sobre os caminhos da profissão do farmacêutico, destacando que um deles é o mercado veterinário. “Esta área está ganhando muita força, pois as pessoas estão cada vez menos tendo filhos e adquirindo animais de estimação”.
O coordenador do curso, professor Marcelo Reis Costa, ressalta que, mesmo os alunos tendo aulas com um corpo docente altamente competente como o da UNIFENAS, é sempre importante uma palavra externa de alguém que tem uma experiência a mais sobre os temas relacionados. “O Congresso, além das apresentações dos trabalhos científicos, traz profissionais que atuam na área com uma ideia prática sobre os temas propostos. Ele atualiza e ao mesmo tempo oferece uma ideia do campo de atuação”.
IncentivoO acadêmico Rony Barbosa relata que é importante participar do Congresso, uma vez que sempre há egressos falando sobre suas vidas profissionais. “Eles trazem uma bagagem de experiência muito rica. Saber que estão realizados e satisfeitos é um grande incentivo para nós”.
Os demais temas abordados no evento foram: “Prescrição farmacêutica” – farmacêutico Lucas Medeiros Arantes – representante do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais – CRF/MG; “Estética Aplicada” – Dra. Juliana Figueiredo; “Terapias Alternativas e Complementares” - professora Jussara Maria de Oliveira Mesquita; “Preparo de amostras sangue, alimentos e medicamentos para análise cromatográfica” – professora Lailah Cristina de Carvalho Abrão; “Inovações no tratamento farmacológico do diabetes mellitus” – professora Dra. Gersika Bitencourt Santos; “Atualização em acupuntura” – professor Dr. João Wagner Rodrigues Hernandez. Houve também apresentação de trabalhos científicos.