Notícias UNIFENAS

Notícias

23 de novembro de 2016

15º Congresso de Farmácia da UNIFENAS


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Júlio Bolognezi falou sobre “Novos farmacêuticos para novos caminhos”

Acadêmicos, professores do curso de Farmácia e também a Liga de Atenção Farmacêutica promoveram, em outubro, o 15º Congresso de Farmácia, que este ano trouxe como tema “Novos farmacêuticos para novos caminhos”.

A palestra de abertura do encontro tratou sobre “Novos hábitos para novos caminhos”, por Júlio Bolognezi. O palestrante resgatou a história da farmácia e abordou a importância de farmacêutico e médico trabalharem juntos no tratamento individualizado e único para cada paciente. Falou também a respeito do farmacêutico gestor. “Hoje os farmacêuticos se formam, mas não fazem gestão para abrir a própria farmácia. Está faltando mais gestão nas farmácias de manipulação”.

Em seguida, Júlio explanou sobre os caminhos da profissão do farmacêutico, destacando que um deles é o mercado veterinário. “Esta área está ganhando muita força, pois as pessoas estão cada vez menos tendo filhos e adquirindo animais de estimação”.

O coordenador do curso, professor Marcelo Reis Costa, ressalta que, mesmo os alunos tendo aulas com um corpo docente altamente competente como o da UNIFENAS, é sempre importante uma palavra externa de alguém que tem uma experiência a mais sobre os temas relacionados. “O Congresso, além das apresentações dos trabalhos científicos, traz profissionais que atuam na área com uma ideia prática sobre os temas propostos. Ele atualiza e ao mesmo tempo oferece uma ideia do campo de atuação”.



Incentivo



O acadêmico Rony Barbosa relata que é importante participar do Congresso, uma vez que sempre há egressos falando sobre suas vidas profissionais. “Eles trazem uma bagagem de experiência muito rica. Saber que estão realizados e satisfeitos é um grande incentivo para nós”.

Os demais temas abordados no evento foram: “Prescrição farmacêutica” – farmacêutico Lucas Medeiros Arantes – representante do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais – CRF/MG; “Estética Aplicada” – Dra. Juliana Figueiredo; “Terapias Alternativas e Complementares” - professora Jussara Maria de Oliveira Mesquita; “Preparo de amostras sangue, alimentos e medicamentos para análise cromatográfica” – professora Lailah Cristina de Carvalho Abrão; “Inovações no tratamento farmacológico do diabetes mellitus” – professora Dra. Gersika Bitencourt Santos; “Atualização em acupuntura” – professor Dr. João Wagner Rodrigues Hernandez. Houve também apresentação de trabalhos científicos.