Notícias UNIFENAS

Notícias

7 de novembro de 2016

Psoríase não é contagiosa

No dia mundial sobre a doença, dermatologistas esclarecem dúvidas


Everton Marques
Ampliar foto
Ação de acadêmicos de Medicina informa a população de Alfenas de que a doença existe, não tem cura, mas tem controle e que a conscientização é necessária contra o preconceito

Uma informação importante a ser compartilhada: Psoríase não pega, tem tratamento e o preconceito deve ser combatido. Estes três pontos foram expostos por alunos do curso de Medicina da UNIFENAS, que são membros da Liga de Dermatologia, e pelo Professor Dr. Cláudio Lelis, dermatologista e coordenador da Liga, durante o Dia Mundial da Psoríase, comemorado em 29 de outubro, na Praça Getúlio Vargas de Alfenas.

Munidos de folhetos e cartilhas sobre a Psoríase, os acadêmicos transmitiram informações sobre a doença, que se caracteriza por manchas avermelhadas, que escamam e podem sangrar. Como explica o Dr. Cláudio, a doença inflamatória crônica, sistêmica, é autoimune, o que significa dizer que é causada pelo próprio organismo. Ela atinge cotovelos, joelho, o coro cabeludo e várias outras partes do corpo. Embora não tenha cura, com o acompanhamento médico e o tratamento adequado, as lesões ficam muito tempo sem aparecer.

Uma das preocupações ao se promover orientações junto à população se deve ao fato de que há muito preconceito em relação à Psoríase. “É uma doença que não se pega, não se transmite para outra pessoa. Não há problema tocar a mão de uma pessoa que tem Psoríase. É isto que queremos ensinar para a população”, afirma o médico.

Como acredita Gabriela Santos, presidente da Liga de Dermatologia, só mesmo com a informação transmitida junto à comunidade é que se pode evitar que as pessoas sejam estigmatizadas pela doença. Atualmente, sabe-se que 5 milhões de brasileiros são afetados por ela. “Essa conscientização é ainda mais importante para nós que pretendemos ser dermatologista depois de concluir o curso de Medicina na UNIFENAS.”

O material usado para orientar a população foi fornecido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que anualmente realiza a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase.