Aluno Maurício Daniel, Wilson Mourão, Amarildo dos Santos, Aparecido Elder e Prof. Rogério Prado
Acadêmicos dos cursos de Agronomia, Biomedicina e Medicina da UNIFENAS, câmpus Alfenas, realizaram, na cidade de Conceição Aparecida-MG, dia 20 de outubro, o 1º Simpósio do Núcleo de Apoio ao Programa Plantando e Colhendo Saúde.
O evento teve apoio da Liga de Toxicologia e da EMATER e contou com a presença de produtores de café, técnicos agrícolas e representantes do poder legislativo eleitos.
A primeira palestra foi ministrada pelo acadêmico de Medicina Maurício Daniel dos Santos, que apresentou os resultados da pesquisa realizada pela Professora Dra. Alessandra Silvério Pupim sobre o índice de contaminação por agrotóxicos pelos trabalhadores e produtores rurais em 26 municípios da região. Em seguida o Sr. Wilson Mourão Lasmar, representando a EMATER regional, fez uma palestra sobre o programa CERTIFICA MINAS, orientando os produtores de café presentes como dar os primeiros passos para o processo de certificação da produção de café na região. O produtor Amarildo dos Santos Borba foi o único produtor presente no evento que já produz café certificado pelo programa CERTIFICA MINAS e já colhe os benefícios desta certificação.
Presente também no evento, o técnico da EMATER Aparecido Eder Grespan, que orienta e acompanha os produtores rurais da região. A diretoria de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS, representada pelo seu Diretor, Prof. Rogério Ramos do Prado, acredita que os processos de certificação da produção de café na região podem contribuir significativamente para minimizar os danos causados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos na região “e, desta forma, contribuir na melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e produtores rurais”.