Notícias UNIFENAS

Notícias

17 de outubro de 2016

Orientações em comemoração ao Dia do Idoso


Everton Marques
Ampliar foto
Estudantes de professores da UNIFENAS contribuem com orientações junto à comunidade

A Liga de Saúde da Família e Comunidade, a Liga de Geriatria e Gerontologia, ambas do curso de Medicina da UNIFENAS, em conjunto com o curso de Enfermagem, comemoraram, em 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso. Acadêmicos, supervisionados por professores, aplicaram vacinas, aferiram a pressão arterial e realizaram teste de glicemia capilar e teste do pé diabético no Centro Vivencial de Alfenas (antiga rodoviária).

Por meio do projeto de extensão “De olho no pé”, alunos do 1º e 5º períodos de Medicina, integrantes da Liga de Saúde da Família e Comunidade, orientaram as pessoas quanto aos cuidados com o pé diabético. Como destacou a professora Silvana Albino Novaes, coordenadora da Liga, os pacientes diabéticos devem constantemente avaliar seus pés, pois uma das complicações são as amputações não traumáticas que podem começar com um dedo. “O objetivo do projeto é educar a comunidade para o diabético aprender a avaliar os seus pés e descobrir se tem alteração ou não.”

Devido à perda de sensibilidade nos pés, o paciente pode feri-los sem perceber e, quando descobre, a lesão já está grande. Com relação às orientações, algumas dicas para se autoavaliar é lavar os pés são: secar entre os dedos, hidratá-lo (exceto no entre os dedos para evitar o surgimento de fungos), não cortar os cantos das unhas (para evitar que encravem), evitar meias cuja costura provoque atrito dentro do calçado, pedir a familiares para analisar a sola do pé.

Diante de inchaço, ressecamento, um pé mais frio do que o outro (não usar água quente) e lesões, deve-se procurar ajuda profissional. Para Paulo Henrique Silva Moreira, presidente da Liga, levar este tipo de orientação para a comunidade é gratificante. “É uma oportunidade de vermos na prática a realidade da comunidade e aprendemos muito com este projeto”, disse.



Mais ações no Centro Vivencial



Durante a comemoração ao Dia Internacional do Idoso, a Liga de Geriatria e Gerontologia aferiu a pressão arterial das pessoas e avaliou questões posturais dos idosos quando estão sentados ou em pé. A aluna Thais dos Santos Couto, presidente da Liga, disse que a proposta foi orientá-los de como evitar quedas e aplicar um questionário avaliativo. “Esse dia de hoje é importante para relembrarmos o cuidado com o idoso, que é tão importante e às vezes é deixado de lado na sociedade. A gente tem que fazer o máximo pelos nossos idosos e cuidar de quem sempre cuidou da gente”, afirmou a estudante de Medicina.

A contribuição do curso de Enfermagem ao dia 1º de outubro foi levar para o Centro Vivencial as vacinas de difteria, tétano e febre amarela. Coube as alunas do 10º período, supervisionadas pelo professor Hélder Luiz Ribeiro da Silva, coordenador do curso, aplicarem as vacinas.

O professor falou sobre a necessidade do profissional de Enfermagem conscientizar a população de como lidar com os idosos: “O Brasil está envelhecendo, e nós temos uma transição demográfica, epidemiológica e nutricional que tem mostrado isso, e o curso de Enfermagem tem o papel fundamental nesse processo, dado que a Enfermagem é base do atendimento, é a base do cuidado e está em todos os lugares. Nós temos a responsabilidade de mostrar para a sociedade a importância de se cuidar bem dos nossos idosos, tratá-los com mais humanidade e respeitá-los. Mostramos isso para os alunos, que são a mola propulsora de todo processo”.