Equipamento, um multislice SIEMENS, é o primeiro a ser colocado em funcionamento em um hospital veterinário em Minas Gerais
O Hospital Veterinário Universitário da UNIFENAS está incorporando ao seu centro de diagnóstico por imagem um novo tomógrafo de alta precisão e última geração tecnológica. O equipamento, um multislice Siemens, é o primeiro a ser colocado em funcionamento em um hospital veterinário em Minas Gerais. O objetivo é proporcionar agilidade na aquisição de imagens com alta resolução e qualidade, que são as características que o conceituam como de última geração tecnológica para diagnóstico por imagem. Com a aquisição deste novo equipamento, a intenção é melhorar o atendimento em exames realizados em pequenos animais, membros e crânio e coluna vertebral cervical de equinos.
De acordo com o professor Dr. Venilton Siqueira, responsável pelas disciplinas de Imagenologia, Anestesiologia e Técnica Operatória da Faculdade de Medicina Veterinária da UNIFENAS, o setor de tomografia computadorizada já está montado, mas ainda não está em funcionamento. O equipamento, conforme o professor, é destinado para exames especializados de alta complexidade, sendo um equipamento que emite radiação ionizante e serve para diagnósticos mais detalhados e específicos, sendo superior aos exames de raio X. Um exemplo é a tomografia de crânio, coluna vertebral e tórax.
A Universidade pretende atender a toda a região. Inclusive, muitos pedidos já foram feitos por pessoas, em todo o sul de Minas e sudoeste de São Paulo, ao Hospital Veterinário para a realização do exame. O professor exemplifica que, se o atendimento fosse começar imediatamente, já teriam agendado em média 300 exames mensais. Salienta o professor que todo o paciente de pequeno ou grande porte a ser submetido a TC, deve, necessariamente receber indução à anestesia geral com suporte ventilatório, o que o Hospital Veterinário está apto a realizar com modernos equipamentos de anestesia e monitorização trans anestésica e Unidade de Cuidados Intensivos.
A máquina pode ficar ligada durante 24 horas. Sendo possível realizar 10 exames por dia, excetuando as emergências que são prioritárias. Assim que começar o atendimento, as pessoas interessadas podem - através de solicitação do médico veterinário responsável – agendar o exame através da recepção do hospital.
A profa. Dra. Maria Cristina Costa Resck, coordenadora do curso de Medicina Veterinária, enfatizou que o Hospital Veterinário Universitário da UNIFENAS é o único da região do sul de Minas que possui um equipamento como este para o auxílio diagnóstico com a finalidade de atender às necessidades do médico Veterinário. Com isso, a Universidade agrega valores para o ensino, excelência em atendimento, auxiliando, desta forma o profissional da área. Acrescenta também que a medicina necessita de auxílio tecnológico para um melhor compreensão das mais variadas afecções e doenças, auferindo, desta forma a maior precisão dos diagnósticos, proporcionando uma solução rápida para os problemas.