Lucas Andrade, Mariana Castro, Lívia Maria e Guilherme Antunes
A última edição da Revista Bioética, volume 24, número 2, de 2016, ligada ao Conselho Federal de Medicina, publicou o artigo "Eutanásia e suicídio assistido em países ocidentais: revisão sistemática". O texto é de coautoria dos acadêmicos do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, Lucas Silva Andrade, Mariana Parreiras Reis de Castro, Lívia Maria Pacelli Marcon e Guilherme Cafure Antunes.
De acordo com os acadêmicos, o texto teve por objetivo “estabelecer a prevalência e os critérios adotados para a prática da eutanásia e do suicídio assistido em países ocidentais e discutir a posição de outros países onde a prática não é reconhecida”. Uma de suas propostas é que o artigo sirva como “fonte atualizada do cenário de morte assistida e permita uma visão mais ampla e crítica sobre o assunto”.
O estudo partiu do fato de que, à medida que aumenta expectativa de vida da população, crescem também os casos de doenças crônicas e incapacitantes, afirmam os coautores. “Somado a isso, o maior enfoque na medicina humanizada e nos cuidados paliativos incitram debates sobre qualidade de morte em diversos locais.”
Os alunos manifestaram-se contentes com a publicação, fruto do trabalho enquanto eram diretores da LAHM (Liga Acadêmica de Humanidades Médicas) e monitores da disciplina optativa de Bioética. A revista pode ser acessada no link http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revista_bioetica.