Notícias UNIFENAS

Notícias

12 de setembro de 2016

A difícil escolha por uma profissão


Everton Marques
Ampliar foto
Mostra das Profissões na Escola Estadual Dr. Emílio Silveira completou 12 anos de realização

Uma parceria consolidada entre a UNIFENAS e a Escola Estadual Dr. Emílio Silveira resulta, em mais de uma década, de realização da Mostra das Profissões. Em 1º de setembro, ela chegou à sua 12º edição, com a mesma proposta original de contribuir para que estudantes do ensino médio conheçam melhor os cursos oferecidos pela instituição.

Ao promover a Mostra, a UNIFENAS levou como tema “O que é ser universitário?”. Uma pergunta respondida não na forma verbal, mas de forma prática por universitários como Dayane Priscila, estudante de Administração e que foi aluna no ensino médio da escola. “É muito gratificante eu poder indicar um curso com que eu me identifiquei muito e que eu realmente sei que tem resultado.”

A mostra aproxima a Universidade dos alunos da escola e os leva a conhecer um pouco mais as profissões, além de influenciar suas escolhas. Como destacou a professora Suenia Milanez, o grande número de participantes demonstra o interesse deles pelo curso superior. Foi como afirmou a aluna do 2º ano do ensino médio Stephane Lopes: “a gente entra mais no conteúdo [de cada profissão], acha os cursos realmente bons”

Na mostra foram apresentadas mais de uma dezena de profissões aos estudantes. Houve demonstrações práticas, apresentação de curiosidades, o vasto leque de atuação de algumas áreas, dicas relacionadas ao mercado de trabalho, saúde e de formação cidadã.

A Psicologia os levou a refletir sobre como querem estar daqui a dez anos. E, neste caso, a escolha da profissão poderá influenciar na sua realização pessoal. “Precisa dizer aquele curso que melhor encaixe no seu perfil, que melhor encaixe nas suas perspectivas de vida. Não só na perspectiva de vida financeira, mas também em uma perspectiva de vida de se tornar uma pessoa feliz, fazendo aquilo que ela escolheu. Isso é que é mais importante: eu ser feliz com aquilo que escolhi para mim, para a vida toda”, destacou o Professor Márcio Swerts, coordenador do curso de Psicologia da UNIFENAS.

De família de agricultores, Linamara Ribeiro tem dois sonhos profissionais distintos. Imaginar qual será sua escolha para o futuro não lhe parece uma tarefa fácil. “É muito difícil a gente se imaginar daqui a dez anos, mas, se tudo der certo, quem sabe talvez como agrônoma ou como uma médica. Então, não custa sonhar, né”, disse a estudante do 3º ano da escola.