Notícias UNIFENAS

Notícias

6 de setembro de 2016

Medicina Veterinária da UNIFENAS contribui com a Expo Campolina


Everton Marques
Ampliar foto
Professores e alunos da UNIFENAS envolvidos com o evento

O UNIFENAS, por meio da coordenação do curso de Medicina Veterinária, professores e alunos integrantes do Núcleo de Estudos de Equinos da Universidade (Equine), apoiou a Expo Campolina. O evento, organizado pelo Núcleo do Cavalo Campolina do Sul de Minas, de 31 de agosto a 4 de setembro, retorna a Alfenas após 17 anos de interrupção e pretende agora resgatar as apresentações no parque de exposição da cidade.

O curso de Medicina Veterinária esteve de prontidão para auxiliar em caso de atendimento de emergência no local, e ao mesmo tempo, divulgou os serviços prestados pelo Hospital Veterinário aos criadores de cavalos. Segundo a professora Maria Cristina Costa Resck, coordenadora do curso, o evento contribuiu para que os alunos estabelecessem contato com empresas e criadores de diferentes estados brasileiros.

Foi a partir do convite de Luís Antônio Miranda da Silva, presidente do Núcleo do Cavalo Campolina do Sul de Minas e proprietário do Haras LA – Campolina Machador, que a UNIFENAS se fez presente à exposição. Como destaca Luís, há muito tempo que o parque não recebe eventos relacionados a equinos e até mesmo a gado. Sua proposta é fomentar a raça Campolina e atrair os criadores para a região. “Queremos trazer os eventos e reativar o parque com a participação da população. Começamos com uma estrutura pequena, mas a ideia e fazer coisas maiores.”

Segundo a organização, já nesta primeira Expo houve a inscrição de 126 animais. Fato que fez com que a Associação Brasileira a considerasse como a segunda maior exposição do Brasil em número de animais; atrás apenas da Semana Nacional do Cavalo Campolina, festa tradicional da raça que ocorre em Belo Horizonte.

Em Alfenas houve a presença de expositores de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Os julgamentos realizados nas apresentações dos cavalos envolveu a copa de marchas, ou seja, o andar dos animais, e a morfologia do animal, ou seja, o corpo do cavalo referente ao padrão da raça. “Concluída esta Expo, já vamos começar a preparar a do próximo ano e, quem sabe, as exposições voltem a ser tradição em Alfenas”, disse Antunes Rocha, vice-presidente do Núcleo do Cavalo Campolina do Sul de Minas.

Ainda durante a Expo Campolina, a UNIFENAS divulgou o Vestibular 2017, que está com as inscrições abertas até o dia 19 de setembro. A Prova Tradicional será aplicada no dia 25. Mais informações no site www.unifenas.br/vestibular e pelo telefone 0800 283 6060.