Palestra, apresentação de artigos científicos e exibição de filme marcaram a semana do Psicólogo na UNIFENAS
Em comemoração ao Dia do Psicólogo, 27 de agosto, houve na UNIFENAS aulas diferenciadas para alunos e professores do curso de Psicologia. Elas ocorreram nos dias 24, 25 e 26 na Sala de Eventos Professor Edson Antônio Velano, na Biblioteca Central do câmpus de Alfenas.
No primeiro dia, conselheiras do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG) lançaram na Universidade uma cartilha sobre a saúde do trabalhador. Organizada pelo Crepop (Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas) do Conselho, a cartilha conta com artigos científicos relacionados à temática. Coube à psicóloga Juliana Luzia Almeida Assunção, coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Psicologia Organizacional e do Trabalho em Divinópolis (GTOPOT/CRP-MG), falar sobre a “Saúde do Trabalhador – saberes e fazeres possíveis da Psicologia do Trabalho e das Organizações”.
Dando sequência, no segundo dia, ocorreu o 1º Fórum Clínico de Psicologia da UNIFENAS, um desejo antigo, segundo o professor Márcio Swerts, coordenador da graduação. Cinco egressos foram convidados a falar sobre o seu artigo científico de conclusão de curso, produzido a partir do relato de caso que assumiram ainda no estágio. Eles narraram a situação de atendimento e abordagens cientificas aplicadas, resguardando a questão ética de não publicidade. “Foi um dos dias mais ricos que pudemos ter no curso”, disse o professor, ao se referir à troca de experiência entre ex-alunos e graduandos.
A exibição do filme “Nise - O Coração da Loucura” encerrou os três dias dedicados aos Psicólogos. Ele retrata parte da vida de Nise da Silveira (interpretada por Gloria Pires), médica psiquiatra brasileira que era contrária às formas agressivas de tratamento. A apresentação do filme na UNIFENAS resgata o projeto de extensão “Janela da Alma”, que se caracteriza pela exibição seguida de debate, colhendo informações, por exemplo, das sensações provocadas nos espectadores.
O projeto foi desenvolvido por muitos anos no curso de Psicologia, por iniciativa da professora Denise Amorelli. A professora estava presente à exibição do filme, que ao final contou com os professores Fábio Rezeck e Rosane Silveira Abbade na mesa de mediadores do debate. Este momento “contou com argumentação e registros da luta antimanicomial no Brasil”, de acordo com o coordenador do curso.
O professor Márcio destacou o fato da comemoração ao Dia do Psicólogo ter permitido produzir aulas diferentes. “Nós tivemos vários professores, várias formas de aprendizagem e isso para nós é muito importante. Estamos muito felizes, sobretudo pela participação de todos, nestes três dias de trabalho, de educação e de qualidade.”