Ao microfone Juliana e, ao fundo, Marcia, egressas da UNIFENAS, farmacêuticas pioneiras na área de estética em Minas
Os profissionais da Farmácia sabem que existem, em sua área, mais de 70 possibilidades de atuação. Uma delas é a farmácia estética aplicada. Por ela ser um campo de trabalho relativamente novo para o farmacêutico, o CRF-MG (Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais) promoveu na UNIFENAS uma capacitação que abordou as diretrizes éticas e legais para atuação na saúde estética.
Com o curso promovido em Alfenas, o CRF permitiu aos profissionais da região se interarem melhor sobre a resolução 616/2015 do CFF (Conselho Federal de Farmácia) e capacitá-los para a prática diária no atendimento aos pacientes. Segundo Gisele Leal, diretora do CRF-MG, a resolução é um novo campo de atuação para os profissionais. “Na verdade, até então o farmacêutico não poderia atuar na área de estética, e esta resolução habilita o profissional a buscar esta especialidade, esse conhecimento. Por quê? Porque o farmacêutico entende de medicamentos”.
A capacitação foi ministra por Juliana Lopes Figueiredo, coordenadora da comissão assessora de farmácia estética do CRF-MG, e Márcia Lopes Abreu, assessora da comissão. Elas mostraram que, com a Habilitação de Farmacêutico Esteta, os profissionais podem, por exemplo, realizar procedimentos de aplicação de toxina botulínica, preenchimento e trabalho com laser.
Segundo Márcia, há poucos profissionais no mercado com esta habilitação, porém, com a nova resolução, isso deverá mudar. Para se tornar um Farmacêutico Esteta, uma das formas é o farmacêutico se especializar por meio de curso de pós-graduação. “É um campo muito novo e promissor. Para quem gosta de trabalhar com estética vai ser maravilhosa essa imersão nesse mundo”.
Palestrantes egressas da UNIFENASJuliana foi a primeira profissional a conseguir a habilitação de Farmacêutica Estética em Minas Gerais. Há dez anos ela atua nesta área, já abriu três clínicas e ministra cursos livres para disseminar o conhecimento.
Como egressa do curso de Farmácia da UNIFENAS, assim como a sua irmã Márcia, Juliana disse aos presentes que quem faz a Universidade é o aluno. “Se não fizermos a nossa parte, não vai para frente. Nós mesmos é que temos que fazer por nós.”
O professor Marcelo Reis Costa, coordenador do curso de Farmácia da UNIFENAS, lembra que as duas profissionais formadas no câmpus de Alfenas são pioneiras na área de estética em Minas. “Elas foram para o mercado de trabalho, se desenvolveram, tiveram espírito criativo, expertise; a capacidade que obviamente a graduação ofereceu foi a percussora para isso. Para nós é gratificante ver o desenvolvimento do aluno e o prazer que ele tem de retornar ao curso de Farmácia e demonstrar o amor que tem pela graduação, trazendo novos horizontes. ”
“Quando cheguei à Universidade, fiquei emocionada, porque, ao entrar aqui, me lembrei de tudo que passei, o quanto me esforcei para chegar aonde estou hoje, e a UNIFENAS contribui muito para isso. Aqui tem uma estrutura muito grande, bem montada; estudei muito nessa biblioteca”, destacou Juliana.
CapacifarTanto o curso sobre “Estética Aplicada”, que ocorreu no dia 20 de agosto, na UNIFENAS, como o curso de “Serviço Prescrição Farmacêutica”, ministrado na UNIFAL, no dia 19, integram o Capacifar, um programa institucional da CRF-MG. Este programa é desenvolvido no interior de Minas como forma de aproximar o Conselho da classe farmacêutica e meio de promover a capacitação em diferentes áreas.