Notícias UNIFENAS

Notícias

29 de agosto de 2016

Apague essa ideia - 29 de agosto: Dia Nacional de combate ao Fumo


Ampliar foto

Liga de Pneumologia e Alergia*



Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo consiste na principal causa de morte evitável, sendo responsável pelo desenvolvimento de cerca de 50 doenças, incluindo o câncer. Estima-se que 10 mil pessoas morram diariamente em decorrência do uso do cigarro, que possui mais de 4.700 substâncias tóxicas, das quais cerca de 70 são cancerígenas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), mais de 80% dos novos casos de câncer estão relacionados ao uso de tabaco.

Sabe-se, além disso, que fumar prejudica não somente a saúde do fumante. A fumaça advinda do cigarro é capaz de comprometer a saúde daqueles que com ela têm contato frequente - os chamados fumantes passivos. Estes passam a ter um risco aumentado de desenvolver doenças respiratórias, câncer de pulmão e infarto. No ambiente familiar, muitas crianças sofrem quando há um ou mais fumantes em casa, sendo constantemente acometidas por alergias e infecções respiratórias. Nesse caso, além de correrem o risco de morte súbita na infância, aumentam-se ainda as chances de essas crianças sobreviventes se tornarem futuros fumantes.

O tabagismo compromete também a fertilidade tanto de homens quanto de mulheres, diminuindo as chances de concepção. Assim, se ocorrer uma gestação em uma mulher tabagista, a saúde da mãe e a de seu bebê estarão cercadas de sérios riscos, que incluem, dentre muitos outros, aborto espontâneo, nascimento prematuro, baixo peso ao nascer, distúrbios circulatórios, diminuição da capacidade respiratória e dependência química da nicotina ao nascer, causando graves sequelas.

Dessa forma, não são poucos nem ignoráveis os motivos pelos quais se deve deixar de fumar. Essa iniciativa, contudo, deve partir de uma atitude nobre chamada força de vontade, a qual não se ganha nem se compra – ela parte de dentro, vem de um compromisso consigo mesmo. Dentre as muitas dificuldades que se enfrentam na vida, certamente, a decisão de cessar o tabagismo não é uma daquelas que não podem ser superadas. Você é forte o bastante para acender um cigarro agora e correr tantos riscos? Imponha-se o desafio de apagar de vez essa ideia.



*A Liga de Pneumologia e Alergia é formada por alunos de Medicina da UNIFENAS