Professor Francisco: “Com a expansão do projeto para a parte textual, pretendemos levá-lo para as escolas municipais, para que todos os alunos que precisam ler em braile tenham acesso ao software”
O professor do curso de Ciência da Computação da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, Francisco Donizete Vieira Luz e o acadêmico Raphael Duarte estão desenvolvendo um programa de computador que transcreve partituras de músicas normais para partituras em braile.
O professor, que também é músico, comenta que a ideia do software surgiu da convivência com pessoas cegas que estudam música. “Neste momento percebi a necessidade de desenvolver este projeto para ajudar estas pessoas”. A princípio, o trabalho seria direcionado para alunos cegos do Conservatório Estadual de Varginha e também para o Conservatório Municipal de Alfenas (Conservatório Professora Walda Tiso). “Com a expansão do projeto para a parte textual, pretendemos levá-lo para as escolas municipais, para que todos os alunos que precisam ler em braile tenham acesso ao software”.
Francisco relata que já foi firmada uma parceria com a Secretaria de Educação de Alfenas para ser ministrado, em setembro, um curso sobre o projeto para os professores da rede municipal e, futuramente, para os cursos da UNIFENAS.
Patrícia Carolina de Souza Pereira, professora dos cursos de Ciência da Computação e da Pedagogia, explica que o professor Francisco teve o desejo de expandir seu projeto para outras pessoas e, assim, foi firmada uma parceria entre o curso de Pedagogia e o professor para desenvolverem o projeto junto com as alunas do 3º período, na disciplina de Educação Inclusiva, para que elas também ministrem o curso para os educadores da rede municipal.