Notícias UNIFENAS

Notícias

8 de julho de 2016

Alunos de Veterinária confeccionam objetos para o bem-estar animal


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Acadêmicos usaram a criatividade para oferecer alternativas a baixo custo

Cama para gatos feita de bacias de plástico, de lata de tintas; cama para gatos feita de pneu e chapa; bebedouro e comedouro para gatos, confeccionados com potinhos plásticos; cadeira de rodas feita de cano PVC e rodinhas de madeira. Estes e outros equipamentos feitos de material reciclável foram criados pelos alunos do 1º período do curso de Medicina Veterinária da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, dentro do tema “O Bem-estar Animal com Responsabilidade Social”, sob a coordenação do professor Rogério do Nascimento Giranda.

De acordo com o docente, o mundo inteiro está se voltando para o bem-estar animal e muitas pessoas não têm acesso às tecnologias ou aos instrumentos e equipamentos destinados a isso. Ele explica que o objetivo do trabalho foi proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolverem novos equipamentos que visassem ao bem-estar animal, mas principalmente que fossem objetos acessíveis a todas as camadas da população, usando materiais recicláveis. “É um trabalho extremamente importante para os novos alunos compreenderem não só a atividade profissional, mas também o conceito da UNIFENAS em promover a educação”.

Para a estudante Huana Gouvea, esse projeto torna o aluno mais interado não somente no meio ambiental, dos problemas da cidade, como também no curso em si. Seu grupo confeccionou uma casinha para cães, e ela aprovou o resultado: “Aqui em Alfenas há muitos animais de rua e nosso projeto é uma solução muito boa para esse problema. Gostei muito de ter desenvolvido esse objeto”.

A acadêmica Kiara Carolina Dias Barbosa ressalta que achou o trabalho muito interessante porque, apesar de seu desenvolvimento ser todo na área biológica, pesquisa, saúde e bem-estar animal, ele envolve também um pouco de engenharia e, no ramo empresarial, isso é muito bom. “E também, através do nosso trabalho, tivemos uma perspectiva de como devemos cuidar de nosso animalzinho, de como ele deve ter uma boa saúde. É um ótimo aprendizado”.



Formadores de opinião



A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Dra. Maria Cristina Costa Resck, enfatiza que a educação tem hoje diversos caminhos, dentre elas o de potencializar a capacidade de criatividade, de solucionar os problemas, a desenvoltura em apresentar os trabalhos, “características que buscamos em um formador de opinião e profissional”.