“H1N1”, “Dengue e Zika” e também “Desenvolvimento Saudável da Criança” foram os temas das palestras proferidas pelos estudantes de Enfermagem
Cerca de 560 pessoas, entre auxiliares de desenvolvimento humano, supervisores e diretores de escolas de Alfenas, estiveram presentes na UNIFENAS, dias 22 e 23 de junho, para prestigiarem o 8º Simpósio Informativo de Saúde da Criança (SISC), promovido pelos alunos do 5º período do curso de Enfermagem (com tutoria do 9º período).
Na programação, as palestras “H1N1”, “Dengue e Zika” e também “Desenvolvimento Saudável da Criança”, proferidas pelos próprios estudantes. O coordenador do curso, professor Hélder Luiz Ribeiro da Silva, explica que o SISC é um trabalho que os alunos do 5º período desenvolvem por meio das Atividades Integradoras em parceria com a Secretaria da Educação. “Sempre tivemos uma boa avaliação do evento e isso é resultado do empenho dos alunos, da dedicação deles e da professora Cláudia Umbelina Batista Andrade, a coordenadora do encontro”.
Professora Cláudia comenta que, ao promoverem o Simpósio, os estudantes aprendem também, porque são eles mesmos que proferem as palestras “e para isso têm que buscar informações. O evento contribui bastante para a formação dos acadêmicos”.
Marilena Cristina de Souza Andrade, Secretária Adjunta da Educação de Alfenas, esclarece que os auxiliares de desenvolvimento humano, que apoiam os professores, têm como função cuidar da criança. “Por isso, é de grande valia, realmente, a formação para eles, porque estão se informando sobre a saúde da criança. Em todos os Simpósios da UNIFENAS de que participamos, os alunos prepararam o evento com carinho; revelando grande propriedade no que ensinam”.
O Secretário de Educação, Ednilson Francisco Neto, também esteve presente ao evento.