Conselheiro do Cofen Luciano Silva; Dórisdaia Humerez; Profa. Aneilde Brito; o presidente do Coren-MG Marcos Rubio; o presidente do Cofen Manoel Neri; a docente do curso de Enfermagem da UNIFENAS – BH Andresa Seabra; e a também conselheira do Cofen Orlene Dias
A UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, marcou presença na 478ª Reunião Ordinária de Plenária (ROP) do Cofen (Conselho Federal de Enfermagem), que ocorreu na capital mineira. O evento realizado na sede do COREN-MG (Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais), no dia 23 de junho, teve como pauta políticas públicas, projetos de interesse da categoria e a situação do ensino de Enfermagem no Brasil. A Universidade não só participou como reforçou sua preocupação e responsabilidade com relação ao cenário da profissão e à qualidade do ensino em Enfermagem.
Junto a esta iniciativa, a UNIFENAS também participou, no dia 22 de junho, da audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, onde foi debatida e repudiada, a graduação de enfermeiros pelo ensino a distância. “A graduação em Enfermagem a distância é, sobretudo, uma ameaça à preservação da saúde e da vida da população. Se considerarmos que a Enfermagem tem como objeto principal de trabalho o ser humano, fica óbvio e imprescindível a necessidade do contato humano direto e constante para o desenvolvimento das habilidades e competências relacionadas ao cuidado”, afirmou a coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFENAS-BH, Aneilde Ribeiro de Brito.
A Enfermagem representa mais da metade da força de trabalho na saúde brasileira e tem demonstrado sua preocupação e empenho em garantir que o direito à saúde do cidadão continue sendo preservado e ofertado com qualidade e segurança. E, nesse âmbito, a UNIFENAS reforça seu compromisso enquanto instituição de ensino formadora de uma mão obra, consciente, qualificada e engajada política e socialmente.