Notícias UNIFENAS

Notícias

8 de julho de 2016

5ª Feira de Inovações Tecnológicas


Rosângela Fressato
Ampliar foto
A Feira é a oportunidade para os alunos explicarem o que estão aprendendo e mostrar a importância de cada cultura, bem como transmitir informação e conhecimento para os visitantes

O NEOL – Núcleo de Estudos e Olericultura do curso de Agronomia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, promoveu a 5ª Feira de Inovações Tecnológicas, ocasião em que os alunos do 7º período apresentam os resultados das culturas realizados dentro das Atividades Integradoras.

O professor responsável pela atividade, Dr. Douglas José Marques, explica que os alunos têm que associar tudo o que aprenderam durante o curso e colocar em prática. “Trabalhamos com eles a utilização de toda a estrutura da universidade: buscar sementes, área, realizar o cultivo de algumas culturas que fazem parte do treinamento e que ajudarão na vida futura deles”. De acordo com o professor, os acadêmicos se empenharam no semeio, na adubação e agora estão colhendo os resultados; as sementes germinaram e estão se tornando uma cultura que produzirá grãos que servirão de alimentos ou outras finalidades. “É a oportunidade deles explicarem o que estão aprendendo e mostrar a importância de cada cultura, bem como transmitir informação e conhecimento para os visitantes. O desenvolvimento é fantástico; cada ano que passa, percebemos que a Feira vem ganhando uma proporção maior, um impacto maior”.



Visita de escolas



Todos os anos prestigiam a Feira acadêmicos de outros períodos do curso de Agronomia e produtores. Este ano o evento contou também com a presença de alunos das Escolas Estaduais de Alfenas Prefeito Ismael Brasil Corrêa e Dr. Emílio da Silveira.

Professora Suenia Milanez comenta que o objetivo da Escola Dr. Emílio Silveira é, sempre que possível, colocar os alunos em contato com o mercado de trabalho. “Muitos estudantes tomam a decisão da carreira que querem seguir a partir de momentos como este”.

A estudante Lina Mara relata que sempre quis estudar Agronomia e veio conhecer um pouco do dia a dia da profissão. “É uma área muito interessante, que envolve muitas plantas. Esta visita está sendo muito boa, é um aprendizado a mais. Vou batalhar muito para passar no vestibular”.

A aluna Larissa Gonzaga conta que está em dúvidas entre Medicina Veterinária e Agronomia. “Sempre gostei muito de roça, desde pequena acompanho meu pai na zona rural e hoje é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais da Agronomia e me decidir em qual profissão seguir. Estou me sentindo em casa nesta Feira”.

Alunos apresentaram os resultados das culturas de sorgo, arroz, feijão, tomate, girassol, soja, batata e yacon.