Para Dr. Douglas as publicações são relevantes, pois divulgam o nome da UNIFENAS no exterior e também da Agronomia, que tem grande tradição na pesquisa.
O professor do curso de Agronomia da UNIFENAS, câmpus Alfenas, Dr. Douglas José Marques, teve três de seus trabalhos publicados em um livro da União Europeia (Croácia), denominado “Abiotic and Biotic Stress in Plants - Recent Advances and Future Perspectives – editora InTech – Open Science” (Estresse biótico e abióticos em plantas - Avanços e Perspectivas Futuras).
Os trabalhos “Tolerance of Plants to Toxicity Induced by Micronutrients” (Tolerância das plantas à toxicidade induzida por Micronutrientes), “Consequences of Water Deficit on Metabolism of Legumes (Consequências do déficit hídrico sobre o metabolismo de leguminosas) e “Cowpea Breeding for Drought Tolerance - From Brazil to World”( Melhoramento do feijão-caupi para tolerâncian a seca - Do Brasil para o Mundo) foram realizados juntamente com pesquisadores de outras universidades do Brasil. Segundo o professor, “os capítulos estão entre os mais acessados e baixados na editora com mais de 5,186 downloads e muitas citações em outras pesquisas, de acordo com informações do site da editora”.
Conforme a sinopse do livro, o impacto das mudanças climáticas globais sobre a produção agrícola tem emergido como uma das principais prioridades de pesquisa durante a última década. Entendendo os fatores de estresse abióticos, como temperatura e tolerância à seca e características de tolerância a estresse biótico, tais como pragas de insectos e resistência do patógeno em combinação com alto rendimento em plantas, é de suma importância para combater a mudança climática efeitos adversos relacionados à produtividade das culturas.
Os capítulos tiveram a participação dos pesquisadores Allan Klynger da Silva Lobato, Emily Juliane Alvino Lima, Elaine Maria Silva Guedes Lobato e Gabriel Mascarenhas Maciel; Gélia Dinah Monteiro Viana, Gleberson Guillen Piccinin, Milton Hélio Lima da Silva, Maria Antonia Machado Barbosa e Milton Hélio Lima da Silva. Os profissionais pertencem à Universidade Rural da Amazônia – Paragominas e Universidade Federal de Uberlândia.
O professor ressalta que qualquer pessoa tem acesso aos artigos gratuitamente pelo site: http://www.intechopen.com/books/abiotic-and-biotic-stress-in-plants-recent-advances-and-future-perspectives.