Professor Daniel com os acadêmicos Walace e Priscila
O projeto de extensão desenvolvido pelo Prof. Daniel Limongi Alvarenga Alves, que se iniciou com cursos de Oratória ministrados há mais de 10 anos, no curso de Direito da UNIFENAS, câmpus de Campo Belo, culminou com o 1º Prêmio “Desembargador Nilson Reis” de Oratória. O concurso, que ocorreu nos dias 18, 19, 20 e 24 de maio, e com a final no dia 2 de junho, revelou talentosos oradores.
A Oratória é uma forma específica de comunicação, reconhecida como a arte de falar bem em público, de forma eloquente, persuasiva, convincente. É essencial para o operador do Direito. Nesta primeira competição, Walace de Almeida Marques, do 3º período A, conquistou o 1º Lugar, e o segundo ficou com a acadêmica Priscila Reis Oliveira, do 3º período B. Também participaram do concurso os alunos Gefferson Lucas Santana Couto, Bruna Rizia Barros de Almeida, João Carlos Cândido, Joyce Pereira Brandão, Maxwel Pimenta Gonçalves e Polyanna de Almeida Alves Cardoso.
Ao abrir sessão final do concurso, a Professora Rosyanne Silveira da Mata Furtado, coordenadora do curso de Direito, disse: “Todos vocês são vitoriosos, não só pelo desempenho, mas também pela coragem e dedicação demonstradas no decorrer do concurso. Estamos orgulhosos de vocês”.
A homenagem ao Dr. Nilson ReisComo o prêmio teria que consagrar, levar um nome significativo que agregasse mais valor e prestígio ao projeto, o corpo docente elegeu o nome do Dr. Nilson Reis. O professor é querido por todos e considerado um exemplo de competência e dedicação no âmbito jurídico e orador nato.
Doutor Nilson Reis é natural da cidade vizinha de Cristais, mas campo-belense de coração, sendo condecorado cidadão honorário de Campo Belo e membro fundador da Academia Campo-belense de Letras. Graduou-se bacharel em Direito pela UFMG e especializou-se em Direito Público pela PUC-MINAS. Advogou em Campo Belo e região por muitos anos e sempre primou pelo direito e pela justiça. Foi Procurador-Geral Do Município de Campo Belo; fundou e presidiu a 15ª subseção da OAB em Campo Belo; foi Juiz de Direito da comarca de Campina Verde-MG e Juiz do Tribunal de Alçada de Minas Gerais; aposentou-se como Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas e faz parte da “família UNIFENAS”, tendo sido professor da cadeira de Direito Processual no câmpus de Campo Belo. Ele motivou a criação do Diretório Acadêmico do câmpus que, por justa homenagem, leva o seu nome; e também integra o Conselho editorial da Revista de Direito da UNIFENAS.
A supervisão do câmpus e a coordenação do curso Direito aplaudiram os participantes e agradeceram em especial ao Dr. Nilson Reis por emprestar seu distinto nome ao prêmio e pelo fato de que, mesmo com seus inúmeros compromissos, sempre aceita convites e se dispõe a apoiar os projetos da Universidade.