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15 de junho de 2016

29ª Semana Pedagógica e 4º Seminário Sebrae de Educação Empreendedora


Rosângela Fressato
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Mesa-redonda sobre orientação e suporte para o trabalho do diretor escolar

Com o tema “O pedagogo e as novas áreas de atuação”, o curso de Pedagogia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, promoveu a 29ª Semana Pedagógica e 4º Seminário Sebrae de Educação Empreendedora. Na programação, palestras, exposições, teatro e debates.

O professor Leandro Fávaro abordou “Metodologia ativa: repensando o espaço de sala de aula”. Ele destaca que é necessário dar novo significado a forma de fazer e pensar a educação. Em sua opinião, é preciso valorizar e dar um papel de protagonista para o estudante, que hoje tem uma fala bastante diferenciada e ativa. “Temos uma geração muito diferente da que nós vivenciamos enquanto estudantes, mas continuamos a educá-los da mesma maneira que fomos educados. A proposta da metodologia ativa é a valorização do estudante enquanto protagonista, enquanto pessoa capaz de construir o seu próprio conhecimento”.

A segunda palestra do evento, “Professor: o escultor de vencedores”, foi proferida pelo docente João Carlos Paiva e teve a proposta de mostrar aos acadêmicos o que é, realmente, sucesso. Para ele, normalmente as pessoas fazem uma ligação de sucesso com o aspecto financeiro, mas que na realidade o sucesso é um conjunto mais amplo, como por exemplo, sucesso na família, na sociedade, na coragem de se olhar no espelho e gostar do que está vendo independentemente de como seja o aspecto físico.

O palestrante falou também sobre a importância do professor amar seus alunos, pois sem esse amor ele nunca conseguirá desempenhar bem a sua função. “Muitas vezes, o professor é a única palavra de alento que aquela pessoa terá ao longo da vida. Preciso colocar um pouco mais de mim naquilo que estou fazendo e esse um pouco de mim é só um sorriso a mais”.



Encontro de gestores escolares



Também na programação da Semana realizou-se, uma mesa-redonda organizada pela professora Maria Cristina Silva e alunos do 7º período com o tema “Orientação e suporte para o trabalho do diretor escolar”.

Maria Cristina explica que os estudantes visitaram as escolas e fizeram observações e investigações e em seguida confeccionaram portfolios com as observações feitas nas instituições de ensino. E para debater questões como os desafios, avanços e entraves das escolas, foi realizado este debate. “Para nosso aluno é muito importante esta troca, esta partilha, porque logo estarão em sala de aula. É um momento bem rico”.

Após a mesa-redonda, houve a exposição do “Projeto Braille”, uma capacitação das alunas para que elas façam oficinas nas escolas da rede municipal de Alfenas, para inclusão de crianças cegas. Este projeto foi feito pelo Professor Francisco Vilela Luz (Ciência da Computação) e professoras Maria Cristina da Silva e Patrícia Souza.

Ainda dentro da programação, houve as palestras “Pedagogia hospitalar: um relato de experiência” e “Educação prisional”, “APAC, uma obra de Deus”. Foi apresentada a peça teatral “Aqui no meu quintal ninguém mexe” e finalmente a exposição “Fazendo música”, pela professora Mônica Fernandes, coordenadora da Semana, e alunos.

A docente enfatiza que a Semana Pedagógica tem como principal objetivo discutir temas atuais relacionados à Educação que não estão no currículo, mas que são de grande importância para (re)pensar as ações pedagógicas. “A discussão de assuntos polêmicos, a atualização no campo da didática neste ‘mundo líquido’ em que vivemos, segundo Bauman, e a formação humana e integral são algumas das vantagens da participação na Semana Pedagógica”



Percepção dos problemas



A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Rosamaria Hattge, afirmou que pensar nas possibilidades de trabalho do pedagogo para além dos espaços escolares é uma desafio que se fez presente nas novas áreas de atuação que requerem este profissional no hospital, nas empresas, ONG’s, presídios, museus, editoração de revistas, entre outras. “Nossa semana pretende não só preparar o acadêmico para o mercado de trabalho, mas despertar-lhe uma percepção crítica dos problemas da sociedade na qual está inserida, cumprindo, assim, a função social do pedagogo”.