Os professores Márcio Antônio e Rosyanne na Oficina de Internacionalização realizada em Formiga-MG
Daniela RodarteCom o objetivo de estabelecer um diálogo com os diversos setores e promover a sensibilização para a importância das relações internacionais e o desenvolvimento local, ocorreu na terça-feira (24 de maio), em Formiga-MG, na sede do Unifor-MG, a Oficina de Internacionalização dos Territórios de Desenvolvimento – Regiões Oeste e Sudoeste. A UNIFENAS esteve presente ao evento por meio do Professor Márcio Antônio Ferreira, supervisor do câmpus da UNIFENAS, em Campo Belo, e Professora Rosyanne Silveira da Mata Furtado, coordenadora do curso de Direito.
A representação da UNIFENAS na Oficina coloca em foco a importância na formação dos acadêmicos do curso de Direito, com o intuito de ampliar horizontes e possibilitar intercâmbios com outros países e afinar as parcerias entre o poder público e a academia. O encontro foi realizado pela assessoria de Relações Internacionais do Governo de Minas Gerais, em parceria com os Fóruns Regionais de Governo. Faz parte do Programa de Internacionalização Regionalizada do governo estadual e é dirigido para técnicos e representantes do setor público, produtivo, comercial e educacional, além de prefeitos e integrantes dos Colegiados Executivos dos Territórios e representantes da sociedade civil. Estiveram presentes ao evento os prefeitos das cidades de Formiga, Campo Belo, Candeias, Iguatama, Pains, ?Tapiraí e Capitólio.
Dentre os 853 municípios mineiros, apenas 4 possuem estruturas capazes de atender ao encaminhamento de pleitos junto aos diversos organismos internacionais dispostos a investir capital ou cooperarem de alguma forma em ações agora propostas e levantadas no Fórum de debates. Desta forma, o objetivo da oficina foi estabelecer um diálogo com os diversos setores nos territórios e promover a sensibilização para a importância das relações internacionais e o desenvolvimento local.