Notícias UNIFENAS

Notícias

14 de junho de 2016

A ansiedade é um problema mundial


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Alunos, professores e convidados prestigiaram o evento, que ocorreu na Sala Prof. Edson Antônio Velano, na Biblioteca Central

A ansiedade, o transtorno do século, é um problema mundial, afirmou a professora Cleida Lima Vital durante o 1º Simpósio de Terapia Cognitivo Comportamental dos Transtornos de Ansiedade, realizado na noite de 18 de maio, na UNIFENAS.

O evento foi organizado pelos alunos do 7º período de Psicologia do câmpus de Alfenas e faz parte das Atividades Integradoras, de responsabilidade da professora Cleida. Segundo ela, os alunos abordaram os transtornos mais comuns de ansiedade, que são fobia social, pânico, stress pós-traumático e transtorno obsessivo compulsivo (TOC).

Os estudantes explicaram sobre sintomas, diagnóstico e técnicas de enfrentamento. A professora esclarece que todos têm um pouco de ansiedade e que ela tem seu lado positivo e funcional. Um exemplo disso é quando a pessoa vai se levantar da cama. “Precisamos de um pouco de ansiedade para nos levantar da cama e fazer outras atividades. Mas, a partir do momento que a ansiedade estiver trazendo prejuízo e sofrimento, é necessário buscar o tratamento”.

Outro exemplo de funcionalidade da ansiedade é o TOC moderado. Cleida ressalta que uma pessoa com TOC pode ser um excelente dentista, artista plástico, arquiteto, faxineira, concurseiro. Isso porque o portador de TOC é metódico, disciplinado, rígido, enfim, característica que uma pessoa precisa para se sair bem em um concurso, por exemplo. “Mas estas pessoas precisam saber usar esta ansiedade”.



Amplo conhecimento



Para a professora Cleida, além dos alunos ampliarem seus aprendizados sobre os temas expostos, eles adquirem conhecimentos sobre pesquisa, trabalho em equipe, desenvolvem a comunicação, a liderança e a interação com as pessoas para as quais foram entregues os convites.





O aluno Lucas Henrique Alves Moraes fez parte da equipe de organização do Simpósio e conta que no início era para ser apenas uma apresentação de trabalhos das Atividades Integradoras, porém o projeto ganhou grande proporção por ser um assunto de interesse de todos e assim surgiu a ideia de fazer um simpósio e convidar todos os cursos da UNIFENAS, além da comunidade.

Ele relata que organizar o encontro lhe trouxe ampla bagagem de conhecimento. “Gostei muito do trabalho em equipe, que funcionou perfeitamente, cada um fazendo sua parte e colaborando uns com os outros. Chegar até aqui e ver que nosso empenho deu certo é uma satisfação enorme. É uma oportunidade também de mostrar como o curso de Psicologia é maravilhoso”.