A palestrante Dra. Vanessa Bergamin
“Farmacoterapia em pacientes idosos” foi a palestra promovida pelas Ligas de Farmacologia e Terapêutica (LAFT) e Liga de Geriatria e Gerontologia (LGG) da UNIFENAS, câmpus Alfenas, no dia 18 de maio.
A palestra, destinada aos acadêmicos da área e saúde, consistiu em uma abordagem sobre a importância do conhecimento da farmacoterapia em pacientes idosos através do entendimento da farmacocinética clínica e ajuste de dosagem de medicamentos para esses pacientes, informou a coordenadora da Liga de Farmacologia e Terapêutica, professora Gérsika Bittencourt Santos Barros.
A palestrante, professora Dra. Vanessa Bergamin Boralli Marques, falou sobre farmacocinética clínica e ressaltou que as alterações fisiológicas e patológicas que ocorrem em pacientes idosos interferem na farmacocinética dos medicamentos, sendo, portanto, necessário avaliar a posologia adequada para evitar acúmulo do medicamento e reações tóxicas nesses pacientes.
O evento contou ainda com o geriatra Dr. Gleizer Siqueira Pimentel, que explanou sobre as principais patologias e classes de fármacos utilizados em pacientes idosos, enfatizando os riscos e benefícios de cada classe de medicamentos. Segundo o Dr. Gleizer, além de escolher bem o medicamento para um paciente idoso, o médico necessita ter uma boa relação com ele para que este adquira confiança no prescritor. Isso facilitará e beneficiará a farmacoterapia do paciente idoso.