Notícias UNIFENAS

Notícias

14 de junho de 2016

Liga de Odontopediatria aborda maus-tratos a crianças


Rosângela Fressato
Ampliar foto
Palestrantes Dr. Alessandro e Dr. Marcelo, professora Adriana, professora Maristela, professor Dr. Aristides e o aluno David

No mês de maio, a Liga de Odontopediatria da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, promoveu seu 3º simpósio, desta vez abordando o tema “Maus-tratos infantis: responsabilidade ética e legal do cirurgião-dentista”. Para esclarecer sobre o assunto, foram convidados os profissionais Prof. Dr. Marcelo Fernandes dos Santos (Professor de Direito da UNIFENAS e promotor de justiça da Vara da Infância e da Juventude de Alfenas); Profª. Dr. Cláudia Martins (Professora nos cursos de Psicologia e Direito da UNIFENAS) e Prof. Dr. Alessandro Aparecido Pereira (Graduado em Odontologia, mestre e doutor em Odontologia Preventiva e Social, atualmente professor e pró-reitor adjunto da Unifal).

A coordenadora da Liga, professora Adriana Boeri Freire Tamburini, ressalta que este tema é polêmico, e muitos alunos não sabem qual a conduta correta a ser tomada quando percebem maus tratos nas crianças que chegam para o tratamento. Segundo ela, os cirurgiões-dentistas têm um acesso direto às áreas onde geralmente as crianças são afetadas, como a cabeça e pescoço, o que facilita a percepção caso haja alguma alteração física e também psicológica. “O acadêmico precisa se conscientizar de que a denúncia ao órgão competente faz parte da ética e da responsabilidade do cirurgião-dentista”.

Para a vice-coordenadora da Liga, professora Maristela Soares Swerts Pereira, a notificação é um dever do profissional da saúde. Ela esclarece que, na parte da odontologia, pelo fato do tratamento ser a longo prazo, é mais fácil o profissional perceber quando há algo diferente com a criança. “Os profissionais precisam ter em mente que a notificação frente a uma suspeita que seja pode ser a continuidade daquele sofrimento para a criança”.



Trabalhos de extensão



O acadêmico David Lucas Mendes conta que a Liga realiza diversos trabalhos de extensão, como escovação supervisionada nas escolas de Alfenas, distribuição de kits de higiene bucal para a comunidade e orientação sobre higiene oral, fissuras labiopalatais e ortodontia preventiva/interceptativa para as crianças e familiares na tenda educativa montada em frente à clínica de Odontologia Pediátrica da UNIFENAS. A Liga também participa de Feiras de Saúde e campanhas, em Alfenas e região.

Formação profissional e humanística

Para o coordenador do curso de Odontologia, professor Dr. Aristides de Sousa Júnior, o Simpósio é um momento relevante quando os participantes tratam de um tema específico a fim de alcançar avanços em seu aprendizado. “É a oportunidade para nossos acadêmicos manterem-se sempre atualizados em temas de grande relevância e importantes para a sua formação profissional e humanística”.