Notícias UNIFENAS

Notícias

14 de junho de 2016

“Alfenas Empreende” contribui com consultoria na praça central de Alfenas


Everton Marques
Ampliar foto
Edson Vieira recebeu orientações que devem ser implementadas em seu novo negócio

“Com podemos ajudar?” Foi a partir de uma pergunta como esta que surgiu o primeiro “Alfenas Empreende”, cuja proposta foi criar um espaço de orientação e troca de informações de como enfrentar a atual crise econômica brasileira. A “consultoria” ocorreu na praça central de Alfenas. Empreendedores e pessoas interessadas em empreender puderam esclarecer suas dúvidas com acadêmicos do 5º período do curso de Administração da UNIFENAS, com professores e membros da UniJr (Empresa Júnior ) ligada à Universidade. Uma troca rica para ambos os envolvidos e que ocorreu em abril.

“Somos bombardeados todos os dias por informações que não são agradáveis: crise, desemprego altíssimo, empresas fechando diariamente”. Foi mediante estas observações que Fabiano de Oliveira, aluno de Administração, propôs à coordenação do curso a realização de um evento que levasse o conhecimento absorvido na Universidade às pessoas que seguem a máxima de que “na crise é preciso criar”. A partir de problemas reais, tentou-se chegar a uma solução, principalmente no que diz respeito à fidelização e à conquista de novos clientes.

A orientação, de acordo com Fabiano, destacou estratégias para se entrar no mercado; tipo de segmentação; conhecimento crítico e analítico da praça a ser introduzido o seu produto; e, para empreendedores já estabelecidos, a procura pela inovação. “Todo mundo está em busca de oportunidades, não só os que já estão no mercado, mas também os que querem adentrar nele. Espero que surta um efeito de que todos empreendam e tenham sucesso”, disse a acadêmico em relação ao evento.

Com estande montado em frente à Concha Acústica da Praça Getulio Vargas, os futuros administradores receberam empreendedores como Edson Vieira Doah. O empresário do ramo automotivo criou seu negócio a partir de um sonho e o concretizou sem ajuda de especialistas, mas reconhece que hoje é necessário um estudo aprofundado antes de empreender, pois, como disse, não há espaço para erros diante da grande concorrência. “A margem de lucro hoje é muito pequena, você tem que lutar por centavos, ganhar os seus clientes, ter um bom atendimento, oferecer algo mais”, disse ele com base em suas experiências.

Se é que existe o acaso, Edson estava caminhando pela praça quando uma das acadêmicas o convidou a passar pelo estande e ele aceitou. O empresário, que já tem outro negócio formatado, a ser implantado na cidade nos próximos 60 dias, recebeu uma orientação da aluna para ser acrescentada à proposta original. “Deram-me boas ideias, coisas que eu nem sonhava e acredito que vai ser muito positivo. Vou realmente fazer o que a menina me orientou, gostei muito e vai ser uma coisa inovadora, que acredito que não tenha no Brasil”, disse o empresário, resguardando qual é a proposta.



Perfil empreendedor



No “Alfenas Empreende” houve a orientação para empresários, pessoas interessadas em criar o seu negócio e a aplicação de um questionário para saber se elas possuem características para empreender.

Com afirmou a professora Juliana Russano, coordenadora interina do curso de Administração da UNIFENAS, que agora é chancelado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), para ser um empreendedor não basta ter uma ideia. A pessoa precisa ter um comportamento de empreendedor. O motivo: vão surgir muitas dificuldades e desafios. “É uma pessoa que precisa ter visão de futuro, conhecer seus pontos fracos e pontos fortes, autoconhecimento, persistência. Então, a gente avalia se o seu perfil condiz com a atividade de começar um novo negócio”, disse.

Quem perdeu a oportunidade de participar do evento na praça central de Alfenas pode encontrar apoio junto à Empresa Júnior. Os acadêmicos, supervisionados por professores, prestam consultoria a pequenas e médias empresas. Ana Paula Rocha da Silva, presidente da UniJr, disse que os acadêmicos podem prestar inúmeras orientações, que vão de problemas de gestão à divulgação do produto. O contato com a Empresa Júnior pode ser feito pelo e-mail ejunifenas@outlook.com ou pelo telefone (35) 3299-3064.