Pré-vestibulandos percorrem grande distância para conhecer a UNIFENAS
Everton Marques
Grupo de estudantes de Lagoa da Prata-MG que visitou a UNIFENAS
Os 240 km que separam a cidade mineira de Lagoa da Prata, região centro-oeste do Estado, de Alfenas não intimidaram um grupo de alunos do Centro Educacional Tutores que visitou a UNIFENAS. Conhecer um pouco mais a Universidade e principalmente o curso de Medicina foi o objetivo dos cerca de 90 pré-vestibulandos.
Assim que os estudantes chegaram ao câmpus, a professora Gerusa Vilela Terra, diretora de graduação os recebeu. Em uma conversa descontraída, exibiu um vídeo institucional e destacou os diferenciais de se estudar em uma Universidade que, diferentemente de faculdades isoladas ou centros universitários, oferece ensino, pesquisa e extensão. “Na UNIFENAS poderão percorrer um caminho que os preparará de forma integral, não somente com capacidades técnicas, mas também com capacidades humanísticas que são essenciais hoje no mercado de trabalho”, disse a professora.
Durante a visita, o grupo participou de atividades programadas pelas Ligas de Ortopedia, Ação Unividade e de Ciências Moforlógicas do curso de Medicina. Aprenderam técnicas de gesso, primeiros-socorros e conheceram o Centro Anatômico da instituição; além de uma rápida visita, externa, pelo Hospital Universitário Alzira Velano. Experiências que segundo Felipe Miranda, aluno do Tutores, estimula, “incentiva bastante o pessoal que tem interesse pela Medicina”.
Segundo Ricardo Costa, diretor do Centro Educacional, há um grande número de Universidades em um raio de 30 km de Lagoa da Prata, mas ainda assim prefere trazer seus alunos para conhecer a UNIFENAS, câmpus de Alfenas. O motivo é que ela se destaca em Minas Gerais. “Nós optamos por colocar os meninos na estrada para eles conhecerem realmente uma instituição que há muito tempo é destaque. Onde há uma estrutura em todas as suas áreas de atuação formidável e invejável. Então, é para eles conhecerem como realmente é uma Universidade de ponta que conta com profissionais respeitadíssimos”, afirmou Ricardo.
Desde que começou a visitar o câmpus de Alfenas há 5 anos, 42 alunos do Tutores já se matricularam na UNIFENAS. Fato que estimula a outros estudantes a seguirem o mesmo caminho. Como é o caso de Maria Eduarda: ela se prepara para entrar em um curso superior desde o 1º ano do ensino médio. Agora no 3º ano, e paralelamente no cursinho, espera seguir os passos não só de colegas do Tutores, mas também de familiares. “O meu pai estudou aqui [na UNIFENAS], há 20 anos formou-se em Medicina Veterinária, minha tia também fez Fisioterapia aqui. Então, é uma Universidade que está realmente na família”, sorriu a estudante.
Para participar de uma visita à Universidade, individual ou coletiva, basta acessar o site www.unifenas.br/visitaguiada.