Alunos e professores desenvolveram diversas atividades no evento
Acadêmicos do 7º período do curso de Enfermagem da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, sob a coordenação das professoras Claudirene Milagres Araújo e Daniela Morais, participaram da “Semana ESPRO de Saúde”. A ESPRO é uma instituição de ensino social profissionalizante onde estão inseridos jovens com faixa etária entre 14 e 24 anos no Programa de Aprendizagem.
Com o objetivo de promover a saúde, mobilizando os jovens sobre a importância e os cuidados com a mesma, após capacitação, os acadêmicos da UNIFENAS desenvolveram simultaneamente quatro oficinas relacionadas a distúrbios alimentares, drogas, Bullying e sexualidade na adolescência. A coordenação do curso de Enfermagem acredita que é de suma importância promover intercâmbio de informações e aprendizagem por meio de diversas atividades e ações que constroem um ambiente mais sadio e solidário.
A semana ocorreu em comemoração ao 07 de abril, dedicado ao Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde e tem como meta conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde. Todos os anos campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde e são importantes para que a população aprenda a se cuidar e informar-se sobre seus direitos
quando o assunto é saúde.
“Paralelamente, observamos, diariamente, nossos jovens aprendizes inseridos no mercado de trabalho e visualizamos a intensa adesão por comidas fast food, lanches rápidos, doces; alguns não se alimentam no intervalo e outros têm hábitos de trocar as refeições. Percebemos que, nesta faixa etária, a preocupação com a beleza e estética é grande, mas são poucos que fazem de maneira saudável o controle de alimentos e exercícios. E, a partir de algumas observações, visualizamos a importância de desenvolver um projeto para apresentar aos jovens algumas alternativas e conhecimentos embasados por profissionais da área de saúde, para desmistificar atos e práticas sobre vida saudável. Além de reforçar o trabalho que já é desenvolvido em sala de treinamento pelos Instrutores”, relatam os representantes do ESPRO.