Liga Empreendedora incentiva jovem a sonhar grande
Everton Marques
Grupo apresenta trabalho para membros da Liga Empreendedora, jurados e colegas de escola
A Liga Empreendedora Universitária da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, promoveu uma semana voltada ao empreendedorismo para alunos do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Prefeito Ismael Brasil Corrêa. A proposta foi inspirá-los a sonhar alto, a enxergarem um mundo de oportunidades pouco evidenciado pelas escolas.
Divididos em grupos, quatro do 3º ano e seis do 2º, os estudantes receberam assessoria dos universitários, membros da Liga, para criarem seu próprio negócio. Ao encerrar a dinâmica, que utilizou a metodologia Canvas, um modelo enxuto do plano de negócio, houve o concurso das startaps, chamado de “Pitch das Startups”. Os estudantes tiveram cinco minutos para apresentar suas propostas aos jurados Uirá Pinheiro Soares, gerente da NidusTEC (Incubadora de Empresas de Alfenas) e Fernando Augusto Vilela Tavares, envolvido com startaps, egresso do curso de Administração e do MBA em Gestão Empresarial Estratégica da UNIFENAS.
A semana começou com uma palestra focada na necessidade de se sonhar grande e conhecer o mundo do empreendedorismo, proferida por Yago Lara Ananias, presidente da Liga e estudante de Administração da UNIFENAS. Segundo ele, este mesmo formato de evento deverá ser levado para outras escolas de Alfenas. A ideia é mostrar aos estudantes do ensino médio que é possível empreender, automotivar-se e fazer aquilo que se ama. “Não tem como falar sobre sonho grande sem falar do livro ‘Sonho Grande’, que cito muito para eles, sobre Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira; porque são caras do ‘sonho grande’! Então, a gente tenta inspirá-los usando estes exemplos.”
Histórias de sucesso, como diz Yago, são sempre motivadoras. “Há uma carência de referência muito grande, não só aqui na escola pública, mas também nas instituições de forma geral. Então, a gente vem a calhar com isso [projeto] para mudar as referências deles e mudar o nosso país.”
Impressões da semana do empreendedor
Gabriela Dias Feitosa, aluna do 3º ano, aprendeu muito com a iniciativa da Liga e pôde conhecer melhor o universo do empreendedorismo. Mas pontuou que não é simples empreender: “tem que pensar na questão do lucro, do projeto como será, é muita coisa para se pensar, muitas áreas distribuídas”.
Seu colega de sala, Felipe Albel José da Silva admitiu que empreender não é algo simples, mas tem os seus sonhos. “Eu quero fazer uma faculdade ligada à informática, quero entrar em uma empresa, ter um pouco de dinheiro, depois, talvez, fazer a minha empresa de informática.”
Com uma maioria de alunos oriundos da zona rural, Adriana Roberta de Oliveira, diretora da escola, acredita que o projeto faz com que eles se sintam mais valorizados. “A Universidade é muito importante nesse momento para elevar essa autoestima deles”.