Capacitação em parceria com Unidades Básicas de Saúde de BH
Da redação
Profissionais que participaram da capacitação e a professora Bárbara (ao centro – de óculos e crachá)
Como forma de aprimorar e disseminar a utilização da técnica de administração de medicamentos via intramuscular – ventroglútea (Hochstetter), a docente Bárbara Giaquinto, do curso de Enfermagem da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, ministrou um curso de aperfeiçoamento em parceria com o Grupo de Estudos de profissionais Enfermeiros (GEPE) do Distrito Sanitário Norte. As atividades práticas da capacitação ocorreram no laboratório de Semiologia e Semiotécnica da Universidade, na Unidade Jaraguá.
Ao todo, 17 enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde da Regional Norte/PBH participaram do curso. Eles realizaram a administração ventroglútea e discutiram sobre estratégias de implantação da mesma. Segundo a professora, “esta técnica apresenta complicações mínimas em relação a outras amplamente utilizadas nas práticas de saúde no Brasil, como a deltóide e dorso glúteo. Estudos apontam que a aplicação de medicação na região ventroglútea previne complicações como necrose tecidual, hematomas e contraturas musculares”.
Bárbara ressalta que encontros como este solidificam a parceria da UNIFENAS com o Distrito Sanitário Norte e também contribuem para melhoria da assistência em saúde pelos profissionais da Enfermagem