Alunos do 7º período do curso de Direito da UNIFENAS, câmpus de Alfenas (foto), organizaram um júri simulado, dentro da disciplina Processo Penal 3.
Nesse evento, os estudantes trabalham com um caso real e, em respeito às pessoas envolvidas, todos os nomes são alterados. “Eles assinam uma declaração de sigilo das informações de que estão tomando conhecimento”, explica o professor responsável pela disciplina, Claudinei Ferreira Moscardini Chavasco.
O docente comenta que a proposta do júri é proporcionar ao aluno a oportunidade de desenvolver habilidades e atitudes. “O júri reforça seus conhecimentos e desenvolve suas habilidades e atitudes. Esses são os objetivos do trabalho”.
Para realizar o trabalho, os alunos fazem uma chamada para o alistamento dos jurados. Em seguida, eles realizam o sorteio de 25 jurados, conforme manda a lei. Logo após, fazem as intimações para estas pessoas, preparam toda a sessão e estudam o processo que, nesse caso, tem 19 volumes, com aproximadamente 200 páginas cada. “Eles se realizam como acadêmicos, como partícipes de um processo de formação, sentem-se importantes, aprendem o trabalho em equipe e, principalmente, preparam-se para a prova da Ordem. O 7º período, bem feito, é uma grande preparação para esse exame. E mais do que isso: muitos deles se identificam com o personagem que está encenando e seguem em busca dessa área”, relata o professor Claudinei, que acentua: “Tomando como base os outros júris simulados, o resultado é formidável”.