Notícias UNIFENAS

Notícias

1 de julho de 2015

11º Encontro Nacional do Terceiro Setor é realizado na UNIFENAS-BH


Everton Marques
Ampliar foto
Rogério Prado, diretor de Extensão da UNIFENAS; Ricardo Prata Camargos, superintendência de sustentabilidade empresarial da Cemig; Marisa Seoane; Dr. Tomaz de Aquino; Suely Baliza, secretária municipal de Educação de BH; Dra. Larissa; e a Dra. Valma Leite Cunha, promotora de justiça e coordenadora do CAOTS

Compartilhar valores entre a sociedade civil, empresas e governos, esta foi a proposta do 11º Encontro Nacional do Terceiro Setor – 1º Painel de Alianças Mutlisetorias. O evento, nos dias 23 de 24 de junho, em Belo Horizonte, reuniu associações, fundações, órgãos públicos, pesquisadores e outras instituições ligadas ao tema. Com o apoio institucional do Ministério Público de Minas Gerais, coube ao CeMAIS (Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais) a organização do encontro, que ocorreu na UNIFENAS-BH.

Na abertura oficial, Marisa Seoane Rio Rezende, presidente do CeMAIS, já deixava claro que esta edição do Encontro pretendia ser de inspiração para aqueles que atuam no 3º Setor e para seus parceiros. Por meio de mostras do Painel Multisetorial e mesas temáticas, iniciativas desenvolvidas por associações e fundações foram apresentadas. Na mesa “Os sonhos não envelhecem – Grandes ideias transformadas em ações sociais”, por exemplo, a UNIFENAS-BH expôs a participação da Universidade em operações do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa. Coube a professora Sybele Starling, coordenadora de extensão do câmpus, a exposição.

O Dr. Tomaz de Aquino, ex-procurador de justiça e atual presidente do conselho consultivo do CeMAIS, lembrou que a UNIFENAS é uma das grandes parceiras na realização do encontro, desde a sua primeira edição; até mesmo antes dele receber o nome de Encontro Nacional do Terceiro Setor. De acordo com a organização, o evento, “ao longo de suas edições, levou para governos e empresas propostas para o desenvolvimento de políticas públicas, posicionamentos em relação à legislação e contribuições ao fomento das iniciativas sociais”.

Ao fazer uso da tribuna, Dra. Larissa Araújo Velano Dozza, pró-reitora administrativo-financeira da UNIFENAS, lembrou que a Universidade possui um núcleo de estudos do terceiro setor, o NETSU, que já destaca a importância deste setor no cenário nacional. “Então, a UNIFENAS abraça com muita alegria e propriedade esse evento do CeMAIS e do CAOTS [Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor, do Ministério Público] e está sempre apoiando as iniciativas dos órgãos e do terceiro setor”, disse.

Em sua programação, o Encontro Nacional do Terceiro Setor contou ainda com os workshops (“Voluntário: o que fazer com esse bicho de sete cabeças” e “Os reflexos do Novo Marco Regulatório do 3º setor na vida dos municípios mineiros”); a palestra “Essencializar o tempo com criatividade: quando o menos vale mais”, proferida pela educadora e socióloga Lourdes Atié; intervenções lúdicas com Lucas Veríssimo; e no primeiro dia a apresentação do hino nacional e outras canções como o Coral Madrigal Liberatos, da APAC de Nova Lima, regido pelo maestro Leandro Dantas.
Ampliar foto
Auditório do CEASC (Centro de Ensino e Atenção à Saúde da Comunidade "Prof. Edson Antonio Velano") repleto com a presença de representantes de instituições ligadas ao 3º Setor e apoiadores